27/01/2020 às 12h06min - Atualizada em 27/01/2020 às 12h06min

No Arrastão do águia o personagem principal da festa esteve presente | Portal Obidense

O símbolo maior do Carnapauxis esteve presente no arrastão do Águia Negra

Por: Walmir Ferreira
Mascarado Fobó simbolo do CarnaPauxis, o importante é não ser manjado! | Foto: Claudio Galate
ÓBIDOS – O símbolo maior do CarnaPauxis é o Mascarado Fobó que estava sumido dos arrastões do pré-carnaval que está acontecendo em Óbidos.

Em entrevista ao Portal Obidense, matéria publicada dia 20 de janeiro, um dos grandes baluarte da continuidade da cultura Fobó em Óbidos Dr. Claudio Galate, lembrou que estava sentindo falta do Mascarado Fobó nos arrastões. É o ícone da festa. Muitos internautas e leitores do Portal Obidense concordaram com ele.

Galate prometeu que no arrastão do Águia, iria reunir amigos e dar o tom do Carnaval nas ruas com a presença dos Mascarados, e foi o que aconteceu, eles voltaram, como diz no ditado popular “Ele falou e disse!”

O Mascarado Fobó se tornou o símbolo maior do Carnapauxis, com toda a sua indumentária composta por capacete colorido, a máscara confeccionada artesanalmente, a bexiga, o dominó (roupa tipo macacão de florão), o referee, e o elemento essencial da diversão é a Maisena. Ele é um boneco gigantesco confeccionado e ornamentado para dar maior colorido e brilhantismo ao evento. Como já consegue atrair um público cada vez maior, enfatiza uma demanda qualitativa e quantitativa pela diversidade de pessoas que participam, porque o Carnapauxis é um evento participativo, e é prestigiado na íntegra por todos, tanto pela população local quanto por visitantes das mais variadas partes do Estado do Pará e do Brasil, já que, a cada ano este público vem crescendo significativamente, visto os números progressivos chegarem a mais de 50% da população local. Tornou-se um evento não só à nível de município ou comunidade, mas toma um âmbito maior, requerendo uma atenção especial. Ante a dimensão quantitativa que o cerca, o município não pode deixar de prestigiá-lo como forma de conservação e preservação da cultura popular de Óbidos, sobretudo como incremento ao turismo regional e a economia do município.


Personagem principal do CarnaPauxis, Mascarado Fobó reaparece para o Pré-Carnaval | Foto: Cláudio Galate


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp