03/10/2019 às 16h45min - Atualizada em 03/10/2019 às 16h45min

Em Manaus, agraciados recebem troféu índio Pauxi | Portal Obidense

A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta-feira (27) no clube fazendário. Realização Adorm que tem como responsável o obidense Paulo Onofre

Por: Walmir Ferreira
Rosinaldo Cardoso, Sargento Rodrigues, homenageado e Dr. Daniel | Foto: Ariana Paz
MANAUS – A honraria Índio Pauxi chega a sua XVI edição e premiou quatorze personalidades obidenses que prestaram serviços relevantes a sociedade. A reunião aconteceu na sexta-feira (27) em Manaus, apesar da chuva forte que caiu na cidade, os convidados estiveram presente para prestigiar o evento.

Para quem estava fora de Manaus, pude acompanhar pela transmissão ao vivo do Portal Obidense, onde os webs telespectadores interagiram mandando mensagens de felicitações aos homenageados.

O evento a cada ano vem crescendo em importância. De Óbidos veio o apresentador F D´Paula e o Trio Recordações a festa foi até as 02hs da manhã.


Rosinlado Cardoso, no centro Prof. Carlo Vieira homenageado e Dr. Danile Vasconcelos

O evento tem a organização da Associação dos Obidenses Residentes em Manaus (ADORM), que tem a frente o Sr. Paulo Onofre, esta que foi criada com a finalidade de dar assistência e resgatar a manutenção das tradições culturais e sociais dos filhos de Óbidos.

Os homenageados do anos de 209 foram:

Dr. Pacifico Costa – moral atualmente em Brasília – DF;
Dr. Celio Simões – Belém – PA;
Empresário Claudio Jorge de Castro - Belém – PA;
Frei Joel Souza – Óbidos - PA
Fortunato Chocron - Óbidos - PA
Walmique Rocha - Óbidos - PA
Professor Carlos Vieira - Óbidos - PA
Jorge Mamede ­ Óbidos - PA
Orlando Nascimento - Óbidos – PA
Dra. Marilene Aquino da Silva
Gilberto Piranha
Klinger Ribeiro Paiva
Nielson Ribeiro da Silva
Paulo Sergio R. dos Santos
 
Significado do Termo Pauxi
 
São dois os significados dados à palavra “Pauxis”: originada de “Espaua-Chuy”, ou “Espauchy” - lago dos Pauxis; originada da palavra “Pauicé”, significando Mutum, ave de plumagem negra que dava nome aos tapuias existentes na Aldeia dos Pauxis e que marca o tempo, cantando ou piando de tantas em tantas horas.
 
Pauxi foi o nome dado aos índios e suas tribos, que habitavam a região nas proximidades da vila de Óbidos, Serra da Escama e lago Pauxis “laguinho” em quase toda a sua dimensão, pouco sabe-se sobre a sua cultura, mas que eram bravos e guerreiros.
 
O evento contou com a presença de várias personalidades obidenses empresários, músicos que vieram de Óbidos e os que já residem em Manaus.

CLICK AQUI - Veja todas as fotos do evento


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp