15/07/2019 às 10h57min - Atualizada em 15/07/2019 às 10h57min

Associação do Cuiteua realizou seu tradicional torneio e festa dançante

Mais de 10 times participaram do evento que teve como atração principal o cantor Gilvandro Costa

Por: Elton Pereire

Foto: Ruan Eliziário
ÓBIDOS - No último sábado (13), a Associação do Cuiteua realizou seu tradicional torneio e festa dançante na própria comunidade, o objetivo principal desta edição do evento foi angariar recursos para então retomar os serviços de construção da sede de festas e então concluir a obra.

Com pouco menos de uma hora ou poucos minutos a mais dependendo da potência do motor podemos chegar à comunidade.


Cuiteua faz divisa com Buiuçu, flexal e está a 20 minutos do município de Curuá, por água. Por terra o tempo é bem irrelevante. Aos poucos vamos tendo a noção da simplicidade da vida dos moradores. Simplicidade transformada em opção de vida.


Times de vários lugares da região estivam prestigiando o evento, o torneio com mais de R$1.000.00 (mil reais) em premiação, reuniu os apaixonados pela competição de pênaltis, e finalizou com a divisão da premiação em mais de 10 times.

Estando próximo do Distrito do Flexal a comunidade do Cuiteua fica distante de município de Óbidos cerca de 85km, no entanto muita gente se deslocou da sede do município para acompanhar o grande show do cantor Gilvandro Costa que não deixou ninguém parado no evento.

Um Pouco de História
O nome “Cuitêua” se originou quando os primeiros habitantes da margem do lago aqui se estabeleceram, se ocuparam do feitio de farinha de mandioca e, sem a devida prática na torração, a farinha saia fina e com bastante “cuí”. Por esse motivo o lugar foi chamado “Cuitêua”, nome que conserva até hoje.

Colonizadores
Segundo tradição os mais antigos moradores daqui foram Joaquim Torres, José Siqueira, Ana Carvalho, Raimundo Nonato, Adauto Pereira da Silva, Maria Corrêa Ribeiro, Ana Ribeiro, Benedita dos Santos, Antonio Ribeiro, Manoel Cardoso, Adonias Venâncio, Joaquim Barroso, João Cardoso, Dário Ribeiro Pinto, Osvaldina Ribeiro dos Santos, Antonio da Gama Barbosa, Mateus Azevedo da Conceição, José da Gama Ribeiro.

Veja todas as fotos no final da matéria
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp