16/05/2019 às 12h09min - Atualizada em 16/05/2019 às 12h09min

Alunos e professores realizam manifestação em Óbidos contra o corte de verbas das Instituições Federais

Por: Janete Nogueira
Foto: Janete Nogueira
ÓBIDOS - Na tarde de quarta-feira (15) professores, estudantes e servidores das Instituições Federais IFPA E UFOPA no município de Óbidos, realizaram protesto contra o bloqueio de recursos para a educação anunciado pelo Governo Federal. A ação aconteceu em todo o território nacional.

A manifestação iniciou por volta das 17hs, saindo da frente do prédio da universidade federal do oeste do Para Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), Campus Óbidos, localizado na Av: Prefeito Nelson Souza, Bairro Perpétuo Socorro, em seguida os participantes caminharam algumas ruas da cidade protestando contra o corte de verbas que segundo os manifestantes chegam a 30% para a educação em alguns setores das universidades, porém o governo constesta e esclarece que trata apenas de 3,5% do total.

Discentes trajavam uniformes das instituições e protestavam com frases “Educação não é despesa é investimento” e em mãos cartazes com palavras de ordem para simbolizar a luta pelos seus diretos e principalmente contra o bloqueio nos repasses para a educação. 


Um grupo, formando principalmente por estudantes do ensino técnico e graduações, gritava “Não vai ter arrego, tira mão da minha escola ou eu tiro o teu sossego”.

Diante do fato acredita-se que a preocupação dos estudantes é grande principalmente se concretizar a informação repassada pela diretoria das instituições que prevê, se o bloqueio das verbas permanecer, os institutos federais funcionarão até setembro.

Segundo as informações passada pelas duas instituições em Óbidos, o corte de verbas pode trazer varias conseqüências, incluindo Itens relativos à própria estrutura física  das instituições.

Vale ressaltar que a manifestação faz parte de um ato nacional e outras manifestações internas, já tinha acontecido nas escolas em Óbidos.

A caminhada encerrou na Praça da Cultura por volta das 19h: 30mn, no centro da cidade, podemos observar que muitas pessoas abraçaram a causa, foram as ruas fazer reivindicações, defender educação ou acreditam no potencial dos cursos técnicos e superiores.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)99197-6588

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp