18/04/2019 às 10h11min - Atualizada em 18/04/2019 às 10h11min

Sebastião Tapajós e Gonzaga Blantes em Óbidos. O fino da musicalidade amazônica estarão na cantina São Jorge no dia 27

Por: Elton Pereire
ÓBIDOS – O fino da música paraense estará em Óbidos no oeste do Pará neste mês de abril, a casa que receberá os artistas que já são consagrados no norte do Brasil, premiados e com apresentações internacionais, faz parte de um projeto ímpar, onde divulgar a cultura e as “coisas” da região é uma espécie de amor incondicional ao legado da cultura, musicalidade e culinária paraense empresário Jorge Ary Ferreira.

A Cantina São Jorge, tem a honra em comunicar a comunidade obidense, que no jantar do sábado (27), estarão se apresentando Sebastião Tapajós e Gonzaga Blantes, dois artistas de renome internacional, Sebastião, um dos maiores violonistas do mundo, e Gonzaga Blantes dono de uma carreira brilhante, autor do Carimbó Curió do Bico Doce, recentemente tema de novela da Rede Globo, que especialmente prometem para essa noite, uma composição composta recentemente, dedicada a cidade de Óbidos.

Aos que comparecerem o espaço, irão se deliciar com um cardápio que valoriza a culinária Obidense, além da venda de bebidas em geral, objetivando dar as clientes a oportunidade de uma boa música com os dois musicos.

As reservas podem ser feitas através do (93) 991221815.
 
Gonzaga Blantes

Cantor, compositor e poeta nascido no município de Alenquer (PA) e radicado há mais de 30 anos em Manaus (AM). É graduado em Arte-educação (Habilitação em Música) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e traz em sua obra uma relação profunda com as tradições culturais da Amazônia.

Abaixo Click no Play e ouça - Curio do Bico Doce que foi tema de novela da rede Globo


Seu primeiro contato com o canto e o violão foi em Manaus ainda durante sua adolescência e, foi também na capital amazonense a partir dos anos de 1990, que iniciou suas parcerias com ícones da música amazônica como Nilson Chaves, Eliakin Rufino, Alcides Werk (in memoriam), Aníbal Beça (in memoriam), Ziza Padilha, e Célio Cruz; e ainda, com compositores de diversas partes do Brasil e do mundo, como Eduardo Santhana (Trovadores Urbanos/SP), Natan Marques (ex-guitarrista de Elis Regina), Ian Faquini (indicado ao Grammy em 2016), dentre outros.

Com uma extensa e bastante versátil obra musical, possui seis discos gravados e mais de 20 premiações em importantes festivais de música autoral em todo o Brasil. Em janeiro de 2017, foi convidado pela Rede Globo de Televisão a integrar com o carimbo “Curió do bico doce” (de sua autoria), a trilha sonora da novela “A Força do Querer”, de Glória Perez. A referida música já é um grande sucesso nacional, contando com mais de 5 milhões de audições no Youtube e deu nome o mais novo álbum de Gonzaga Blantez, lançado no segundo semestre de 2017.
 
 Sebastião Tapajós 

Tapajós, um dos poucos virtuosos do violão que está à vontade tanto no repertório clássico, folclórico e popular. Em 1981 a imprensa especializada alemã, onde é considerado um dos violonistas mais criativos e originais e já tinha lhe concedido o prêmio de melhor disco.

Sebastião Tapajós (Santarém, 16 de abril de 1942) é um violonista e compositor brasileiro.

Abaixo Click no Play e ouça Carimbó


Nascido em Santarém, Pará, em 16 de abril de 1942, Sebastião Tapajós começou ainda criança a estudar violão. Em 1964, foi estudar na Europa. Formou-se pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa, em Portugal. Na Espanha, estudou guitarra com Emilio Pujol e cursou o Instituto de Cultura Hispânica. Realizou recitais nesses dois países. Regressando ao Brasil, recebeu a cadeira de violão clássico do Conservatório Carlos Gomes de Belém, onde lecionou até julho de 1967.

Ao longo de sua carreira, o artista já tocou com nomes conhecidos da MPB como Hermeto Pascoal, Jane Duboc, Zimbo Trio, Waldir Azevedo, Paulo Moura, Sivuca, Maurício Einhorn e Joel do Bandolim e internacionais como Gerry Mulligan, Astor Piazzolla, Oscar Peterson e Paquito D'Rivera.

Em 1998 compôs a trilha sonora do longa-metragem paraense Lendas Amazônicas.

Tapajós é hoje um músico consagrado na Europa, onde se apresentou um sem-número de vezes durante as últimas décadas, particularmente na Alemanha e já lançou mais de setenta discos entre LPs e CDs. Tendo uma sólida carreira internacional, o violonista vem realizando todos os anos pelo menos duas turnês internacionais. Todos os seus discos têm sido relançados em CD em vários países.

Além de sua obra como Instrumentista, é autor de várias canções, em parceria…
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp