12/11/2018 às 11h44min - Atualizada em 12/11/2018 às 11h44min

Aula de História, Serra da Escama - Professores da escola Raymundo Chaves, ensinam história de Óbidos aos seus alunos na prática e “in loco”.

Segundo informações, Óbidos é o único município onde a disciplina sobre a sua história é lei.

Informações Carlos Vieira
Por: Walmir Ferreira

Fotos: Enviada pelo Projeto História In Loco - Carlos Vieira
ÓBIDOS – Um projeto que vem chamando a atenção da sociedade obidense está sendo desenvolvido na escola Raymundo Chaves, que fica no bairro da Cidade Nova, o projeto consiste no decreto do Conselho Estadual de Educação de Nº 216 de 25 de março de 2002, quando o atual professor e um dos desenvolvedores desse projeto Carlos Augusto Vieira era secretário de educação no município de Óbidos.

O decreto determina que seja ministrada aos alunos do município a disciplina de História de Óbidos. A cidade que é considerada a mais português da Amazônia tem uma riqueza patrimonial e cultural imensa que com mais de 321 anos de sua existência ainda se tem muito a descobrir, desvendar, catalogar, mostrar, ensinar e aprender sobre essa cidade que fica no oeste do Pará.


Mas os professores envolvidos, não somente ensinam a história da cidade como plantam em cada aluno a curiosidade e junto disso desenvolvem o sentimento do amor ao patrimônio público, com isso geram também o desejo de preservação, cuidar daquilo que eles conseguem entender que é deles, sua riqueza intelectual e histórica.

O projeto usa a disciplina para que os alunos seus participem entre em um túnel do tempo, aliando a teoria à prática, algo extraordinário para o aprendizado, uma experiência impar um avanço ao caminho do passado no tempo e do momento presente.

Isso por que da sala de aula no mundo contemporâneo de 2018 eles recuam no tempo em questão de horas, se transportam para 1908 onde em loco exploram, aprendem e discutem sobre a história daquele local, nesta aula o local foi a tão famosa Serra da Escama, que tem sua história falada por muitos, mas o conhecimento da real situação contada por poucos, e isso só se aprende com uma boa aula sobre o assunto e o projeto história “In loco” está proporcionado isso aos seus alunos.

Os alunos são cativados a falar sobre o assunto a perguntar, pois não é normal você está falando em sala de aula sobre um canhão Armistrong de fabricação Alemã, muito usado na primeira guerra mundial em questões de hora você está na frente de 1 peças dessas, ou melhor de 4 canhões.
A aula ministrada na Fortaleza Gurjão, que fica no alto da Serra da Escama, resultará também na formalização de um documento que será entregue as autoridades do município, e estado.

O projeto é uma parceria do Professor Carlos Vieira, professor da disciplina História de Óbidos, com a Professora Paula Andréia, professora da disciplina História Geral.
 
Segundo o professor Carlo Vieira: “O objetivo é levar o aluno a reconhecer a importância do patrimônio histórico obidense, fazendo uma relação com a história geral. As aulas são ministradas in loco, e em seguida é feito uma discussão, onde eles manifestarão seu olhar crítico levando-os a emitir opiniões do que pode ser feito para sua possível recuperação, e conservação”. 

O professor “Carlinhos” é um entusiasta e conhecedor do assunto, amante da história sobre o munícipio obidense, já publicou 1 livro com o título História de Óbidos e já tem outro praticamente pronto para publicar, precisa de apoio.

Ele disse ao Portal Obidense que essa aula foi especial e resultará em um documento/manifesto: “A opinião dos alunos e professores serão transformadas em documentos que serão entregues ao poder Legislativo, no ato de uma tribuna livre, ao Poder Executivo e ao Ministério Público. Temos o apoio da professora Elizete e seu esposo Iata Araújo, biólogos, e do Professor de Educação Física, Silvio. Além da direção e coordenação técnica”.

Segundo Vieira, nesse documento ainda constará as solicitações para que as autoridades tomem providências no que tange a vitalização e utilização do espaço como opção ao desenvolvimento do turismo em nosso município.

Na aula participaram 38 alunos do 9º Ano, turmas A e B da Escola Dr. Raymundo Chaves. Aguardaremos a próxima aula.

E você o que sabe sobre a Serra da escama e a Fortaleza Gurjão?

- Serra da Escama Monumento Fascinante
- Do outro lado do Laguinho!
- Volta a Serra da Escama, Cruz do Soldado, Canhões, túnel imaginário
- Serra da Escama um patrimônio Ameaçado
- Defesa Gurjão, História e memoria no meio da Floresta


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp