01/10/2018 às 17h37min - Atualizada em 01/10/2018 às 17h37min

Sessão solene na Câmara Municipal de Manaus homenageia os 321 anos de Óbidos

Por: Erique Figueiredo - ASCOM - PMO
Fotos: Ariana Paz - PO e Robervaldo Rocha-ASCOM-CMM
MANAUS - Uma sessão solene realizada na Câmara Municipal de Manaus, na sexta-feira (28), prestou homenagens aos 321 anos de Óbidos. O município localizado no oeste do estado do Pará, celebra oficialmente o seu aniversário no dia 2 de outubro. A homenagem do Poder Legislativo manauara reuniu vereadores, o prefeito de Óbidos, Chico Alfaia, representantes da Prefeitura de Manaus e filhos da cidade homenageada.

Com o Plenário Adriano Jorge lotado, a solenidade presidida pelo vereador Daniel Vasconcelos, prestou homenagens e ressaltou a importância de Óbidos para o Brasil e sua participação em episódios marcantes na história do país, a riqueza e os valores do povo oriundo da margem esquerda do rio Amazonas e suas culturas. Na oportunidade, mais de 100 obidenses que residem em Manaus foram homenageados com a entrega do certificado de honra ao mérito, concedido em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade paraense.
 
Durante as homenagens, os músicos Wanderley Brandão e Renato Brandão, apresentaram composições que narram as belezas e histórias da cidade considerada a “mais portuguesa da Amazônia”.
 
Daniel Vasconcelos do PMN\AM, natural de Óbidos e autor do requerimento que originou a solenidade, lembrou em seu discurso que existem atualmente mais de 30 mil obidenses na capital, atuando nas mais diversas áreas. “Muitos aqui, como eu, saíram anos atrás da cidade de Óbidos em busca de melhorias e hoje são referência em Manaus pela sua atuação. Seja na medicina, na literatura, na música e nas artes, nas fábricas aqui existentes, no trabalho autônomo ou em qualquer outra atividade que um obidense adotou para ser o seu meio de subsistência, tendo assim adotado por consequência Manaus, como a sua segunda terra natal”, enfatizou o vereador.
 


A representante do Prefeitura de Manaus na solenidade, Jaqueline Figueiredo, diretora de projetos da Manaustrans, destacou a forte atuação das mulheres obidenses no desenvolvimento do município. “Muito obrigada por colaborarem com a nossa cidade, muito obrigada por educar filhos que crescem e se tornam pessoas que nos representam, que melhoram, que cuidam e que contribuem para uma Manaus melhor. Eu só tenho a agradecer como amazonense por ter vocês aqui junto com a gente”.

CLICK AQUI - Entrevista do vereador Dr. Daniel Vasconcelos
CLICK AQUI - Cerimonial e entrevista do Prefeito de Óbidos

 
O prefeito Chico Alfaia foi o último a discursar e citou a bravura do povo obidense, sua importância para o desenvolvimento regional e nacional, por meio de seus filhos ilustres que atuaram e atuam à frente de importantes instituições, e lembrou da saudade de quem teve que deixar a terra natal para se aventurar em outro estado. “Alguns retornaram, outros prosperaram. É importante lembrar dos que prosperaram e não ficaram com suas conquistas só para si. Mas, ao contrário, chamaram outros irmãos obidenses para essa grande cidade de muitos desafios e oportunidades. À essas pessoas o meu apreço, a minha gratidão e a gratidão da nossa família maior que todos nós obidenses fazemos parte. Viva Manaus, viva o Amazonas, viva o Pará e viva a todos nós povo de Óbidos!”, disse. 
 


Comunidade obidense em Manaus

Com forte atuação na capital, a comunidade obidense é reconhecida pela sua organização social por meio de entidades que representam aproximadamente 30 mil obidenses que hoje, moram em Manaus. Entre os projetos desenvolvidos por essas entidades, estão a prática esportiva por meio de times de futebol, a valorização, resgate e manutenção da cultura de sua terra natal, o reconhecimento pela forte atuação dos obidenses para o desenvolvimento da sua cidade, além da união da comunidade para relembrar os seus costumes.
 
Festa dos paraenses

As homenagens na capital alusivas ao aniversário de 321 anos de Óbidos, encerou com uma megafesta no Podium da Arena da Amazônia onde reuniu milhares de pessoas para ver Joelma e outras atrações.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp