17/09/2018 às 22h31min - Atualizada em 17/09/2018 às 22h31min

Aconteceu em Manaus no Toscana Festa a 15ª edição do troféu Índio Pauxi.

A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo pelo Portal Obidense para todo o mundo

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Ariana Paz
MANAUS – A cerimônia de premiação da 15ª edição do Troféu Índio Pauxi aconteceu no último dia 15, sábado em Manaus, capital do Amazonas, este ano o projeto que premia filhos de Óbidos que prestaram serviços relevantes a sociedade onde residem são agraciados com um diploma e uma estatueta.

O idealizador do projeto, Paulo Onofre, caprichou no cerimonial e no local, Toscana Festa com um ambiente super agradável e climatizado. Desta vez foram 15 os escolhidos e agraciados que receberão o diploma e a estatueta. “Sabe Walmir, este ano fiz loucuras, mas tudo isso para homenagear essas pessoas que se destacaram no ano de 2017 e 2018, também quero agradecer aos inúmeros amigos que me ajudaram, destaco aqui o trabalho da professora Elsa Soares, educa crianças em uma escola idealizada por ela e que não recebe ajuda de nenhum governo, digo federal, estadual e municipal, é uma dedicação surpreendente”. Disse Paulo Onofre.


Paulo Onofre também falou qual é o objetivo do troféu: “O objetivo do Troféu Índio Pauxi, é premiar anualmente obidenses que se destacaram, prestando relevantes serviços nas mais diversas áreas, na expressão de agradecimento e aplausos de toda a nossa terra, por seu profissionalismo e comportamento de cidadão exemplar, em prol do ser humano e dos conterrâneos residentes em Manaus e em Óbidos nossa terra natal”.

Além do prêmio dois autores obidenses fizeram o lançamento de suas obras, Marilene Castro de Barros com o livro “no tempo das Freiras e Hélcio Amaral com o livro “O guardador de memorias”

Destacamos entre os agraciados do troféu Índio Pauxi o diretor do Obidense FC e Portal Obidense Renato Brandão, pelo trabalho dedicado a cultura e costumes paraenses, e também na parte de entretenimento e comunicação digital com notícias e informações referente a Óbidos e região.
 

Significado do Termo Pauxi
São dois os significados dados à palavra “Pauxis”: originada de “Espaua-Chuy”, ou “Espauchy” - lago dos Pauxis; originada da palavra “Pauicé”, significando Mutum, ave de plumagem negra que dava nome aos tapuias existentes na Aldeia dos Pauxis e que marca o tempo, cantando ou piando de tantas em tantas horas.
 
Pauxi foi o nome dado aos índios e suas tribos, que habitavam a região nas proximidades da vila de Óbidos, Serra da Escama e lago Pauxis “laguinho” em quase toda a sua dimensão, pouco sabe-se sobre a sua cultura, mas que eram bravos e guerreiros.

 
- Click AQUI, assista entrevista: Paulo Onofre, Marilene Castro e Hélcio Amaral.
 
- Click AQUI, Assista a cerimônia de entrega do troféu na integra
 
- Click AQUI e assista a entrevista: Rosinaldo Cardoso, Chico Alfaia, Renato Brandão e Dr. Daniel Vasconcelos
 
Os homenageados deste ano.
 
Elza do Carmo Barbosa Lira;
Hélcio Amaral;
Dr. Otávio Albuquerque;
Jacira Leão Pereira;
Reginaldo do Amoedo do Amaral;
José Antônio Fausto da Silva – (Zé Preto);
Emília Vieira do Amaral;
Varlene Matos;
Ariosto Dias;
Renato Brandão;  
Arinaldo Gomes Paiva (Ricolla);
Gustavo Hamoy
Marilene Castro de Barros;
Francisco Di Paula;
Wander de Andrade.
 
O evento contou com a presença de várias personalidades obidenses como prefeito, vereadores, empresários, músicos que vieram de Óbidos e os que já residem em Manaus.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp