29/05/2018 às 18h18min - Atualizada em 29/05/2018 às 18h18min

Reunião de várias entidades que defendem os direitos das mulheres discutem ações preparatórias para a marcha das margaridas

A marcha acontecem de 4 em 4 anos, a primeira edição ocorreu em 2000, reuniu cerca de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil

Por: Elton Pereira
Foto: Elton Perreira
ÓBIDOS - Marcha das Margaridas é uma manifestação realizada desde 2000 por mulheres trabalhadoras rurais do Brasil.
A ação é organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e deverá acontece em Brasília, em uma data especifica do mês de agosto.

A data escolhida lembra a morte da trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 quando lutava pelos direitos dos trabalhadores na Paraíba.

Na segunda-feira (28) pela manhã foi realizado na sede do sindicato rural de Óbidos (STRAAF), uma reunião que serviu para discutir ações que possam colaborar para a união de forças das mulheres obidenses ao movimento.

A marcha acontecem de 4 em 4 anos, a primeira edição ocorreu em 2000, reuniu cerca de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil.

O movimento é marcado pelas camisetas lilás e pelos chapéus de palha decorados com margaridas usados pelas manifestantes. A marcha se repetiu nos anos de 2003, 2007, 2011 e 2015. A quinta edição reuniu cerca de 100 mil manifestantes, segundo a organização, e para 6ª edição a expectativa é que esse número possa aumentar.

Ainda hoje publicaremos a entrevista de uma das organizadoras da marcha em Óbidos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp