26/01/2018 às 08h28min - Atualizada em 26/01/2018 às 08h28min

Capacitação possibilita conhecimento sobre o uso de ferramenta ODK

Por: Martha Costa

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Martha Costa

PARA - Com a capacitação os consultores e colaboradores do Programa Territórios Sustentáveis e parceiros poderão atuar na coleta de dados ambientais, sociais e de desenvolvimento humano e territorial.

Capacitar consultores e colaboradores para o uso e funcionalidade da ferramenta digital ODK, um kit de dados abertos que possibilita a construção de um formulário específico que facilita a coleta de dados, a tabulação e à tomada de decisão quanto a dados específicos ligados as questões ambientais, sociais e de desenvolvimento humano e territorial. O uso da ferramenta é administrado a partir de um dispositivo móvel com sistema operacional android.

“Este treinamento foi para os grupos do Imazon e da Ecam para que utilizem a ferramenta junto ao Territórios Sustentáveis em atividades específicas e também a Secretaria de Agricultura de Oriximiná que pode utilizar a ferramenta no desempenho das suas atividade”, ressaltou Hebert Luceno, da Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), entidade gestora do Programa Territórios Sustentáveis.   

A capacitação foi realizada com parte da equipe técnica do Programa Territórios Sustentáveis que atua nos eixos: Capital Social, Gestão Ambiental, Desenvolvimento Econômico e Quilombolas, geridos pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Hebert falou sobre o uso da ferramenta que já é utilizada pelos quilombolas na realização de uma espécie de censo que ponta dados demográficos e humanos nos territórios quilombolas “A ferramenta ODK já é utilizada nos levantamentos socioeconômico e de produção dentro das comunidades quilombolas e isso possibilita a diminuição de erros na tabulação e esses dados vão direto para uma base do próprio sistema”, finalizou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp