22/09/2017 às 11h32min - Atualizada em 22/09/2017 às 11h32min

Campanha ‘Setembro Amarelo’ promove palestra para orientar sobre prevenção ao suicídio em Ananindeua

Inf: Ana Paula - LBV
Por: Walmir Ferreira
Fotos: LBV

PARÁ - O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em Ananindeua/PA em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) realizou importante evento com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. O dia 10 de setembro é definido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Há mais de seis décadas, LBV trabalha com campanhas de valorização da Vida, promovendo ações de prevenção alertando os seus atendidos e colaboradores sobre a importância de valorizar a vida e ajudar pessoas que estejam enfrentando desafios. O suicídio é considerado um problema de saúde pública e quase 100% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados.

No Brasil, 8º país em números absolutos de suicídio no mundo, a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio (32 por dia). A boa notícia, segundo a OMS, é que 90% dos casos podem ser prevenidos. O importante é estar preparado para ouvir. A principal medida preventiva é a educação. É preciso não ter medo de falar sobre o assunto, derrubar tabus e compartilhar informações sobre o tema. A cada ano, a campanha cresce no Brasil e várias atividades estão sendo organizadas, como caminhadas, palestras preventivas, workshops para profissionais da área de saúde e diversos prédios públicos e pontos turísticos estão sendo iluminados com a cor amarela durante todo o mês de setembro.

De acordo com as Voluntárias do CVV Zuleide Nunes e Olga Castro, que ministraram a palestra é preciso orientar a população sobre o tema: “Sempre é bom realizar esse bate papo por que leva as famílias a refletirem, ter esse acompanhamento e esse olhar mais compreensivo em casa, com amigos e todas as pessoas que estão por perto (...)”, pontuou, Zuleide. Para a Sra. Anita Pinheiro, atendida pela a LBV, a palestra foi muito importante: “Agradeço à LBV por sempre se preocupar com a gente, e levar essas informações às famílias”. “Trazer profissionais de diversas áreas para informar os nossos atendidos por intermédio de palestras de conscientização é uma forma de contribuir com a nossa comunidade”, destacou Selma Correa, Gestora Social da unidade da LBV.

Em Ananindeua, PA, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Claudio Saunders, 172- Centro. Para outras informações, ligue: (91) 3250-3192.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp