21/09/2017 às 10h03min - Atualizada em 21/09/2017 às 10h03min

Reconhecimento Índio Pauxi. Entrega do Troféu no Clube Fazendário, conheça os 7 obidenses agraciado.

O cerimonial acontecerá no próximo dia 23 de setembro com apresentação de Francisco Dipaula e terá a cobertura do Portal Obidense

Por: Walmir Ferreira
Foto: Divulgação - P. Onofre

MANAUS – No próximo final de semana sábado 23, acontecerá no Clube Fazendário em Manaus – Amazonas, o cerimonial de entrega da XIV edição do Troféu Índio Pauxi, sob a organização da Associação dos Obidenses Residentes em Manaus (ADORM) que tem a frente o determinado obidense Paulo Onofre.

O objetivo do Troféu Índio Pauxi é premiar anualmente obidenses que mais se destacaram por seu profissionalismo e pelo trabalho desenvolvido para comunidade obidenses em particular. O troféu Índio Pauxi, agracia através de Diploma de Mérito e uma estatueta de madeira, simbolizando o Índio Pauxi, tribo de índio que habitava a região onde hoje está localizada a cidade de Óbidos no Pará. Evidenciar e reconhecer o valor de quem trabalha com ideal e denodo, por uma sociedade mais próspera e mais justa. Os ganhadores foram escolhidos por uma comissão composta por empresários Obidenses que residem nesta cidade, por membros da Associação dos Obidenses Residentes em Manaus (ADORM)

Significado do Termo Pauxi

Pauxi foi o nome dado aos índios e suas tribos, que habitavam a região nas proximidades da vila de Óbidos, Serra da Escama e lago Pauxis “laguinho” em quase toda a sua dimensão, pouco sabe-se sobre a sua cultura, mas que eram bravos e guerreiros.

São dois os significados dados à palavra “Pauxis”: originada de “Espaua-Chuy”, ou “Espauchy” - lago dos Pauxis; originada da palavra “Pauicé”, significando Mutum, ave de plumagem negra que dava nome aos tapuias existentes na Aldeia dos Pauxis e que marca o tempo, cantando ou piando de tantas em tantas horas.

Nesta edição de 2017, o cerimonial será apresentado pelo também obidense Francisco Dpaula, a entrega do troféu e da diplomação será feita pelo prefeito de Óbidos Francisco Alfaia, na parte musical o Trio Recordações de Óbidos.

Segundo o idealizador do Troféu Índio Pauixs, Paulo Onofre: “O silêncio e o esquecimento não são referenciais condignos a quem presta relevantes serviços à sociedade amazonense, paraense e obidenses em particular. Será significante para os homenageados o reconhecimento pelo trabalho realizado. Tornar público o mérito de quem se destacou em 2017 é tarefa da Associação dos Obidenses Residentes em Manaus, tarefa essa que muito estimula seus idealizadores para escolher obidenses que migraram para Manaus e Belém, enfrentando vários percalços, vivendo longe de suas famílias e mesmo assim venceram todos os obstáculos e importante destacar: não esqueceram suas raízes”.

Este ano de 2017, as homenagens vão para:

1 – Antônio Morais de Aquino

Engenheiro Elétrico, com Pós-Graduação em Administração hospitalar;

2 – Cimar Garcez

Fotografo, divulgador das belezas de nossa região e mecânico de autos;

3 – Daniel Vasconcelos;

É empresário administrado do Centro de Saúde Bucal em Manaus, cirurgião dentista, professor universitário, conselheiro do conselho regional de odontologia, suplente de vereador em Manaus e apresentador do programa TV Interativa;

4 – José Júlio Maciel Pinto

Educador, professor na cidade de Óbidos, estudioso em produtos naturais, articulador no combate ao abuso de exploração de crianças e adolescente;

5 – Luiz Otávio do Canto Lopes

Professor universitário, graduado em geografia, Pós-graduado em recursos naturais e estudioso da região amazônica;

6 – Rosinaldo Cardoso

É vereador, cantor, compositor, interprete, líder do grupo musical Trio Recordações;

7 – William Canto

É empresário nos ramos de derivado de petróleo e laboratorial, faz trabalhos humanitários de forma voluntária em vários seguimentos.

Lançamento de livro

No dia o obidense, Romualdo Figueira estará fazendo o lançamento de seu Livro com o título “A trajetória de vida de um filho da Amazônia.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp