19/06/2017 às 11h58min - Atualizada em 19/06/2017 às 11h58min

Oriximiná viveu um final de semana de festa e resgate da cultura popular, com a população lotando a Arena Centenário.

De: Oriximiná - PA
Por: Marcio Garcia

ORIXIMINÁ – Com a praça Centenário lotada pelo povo oriximinaense, que foram prestigiar o festival que durou 4 dias, Oriximiná viveu novamente grandes momentos de manifestação popular e resgate da cultura regional.

Mas a valorização se deve ao emprenho da atual administração que deu toda a estrutura para a realização do festival.

Nosso correspondente falou com o prefeito de Oriximiná que estava presente no evento: “O festival além das apresentações e danças, estará homenageando um grande homem que deixou um legado que hoje estamos trazendo de volta. Aqui conseguimos reunir milhares de pessoas em um momento cultural tão maravilhoso... Essa homenagem ao professor e ex-secretário de cultura Adelson Correia.... Esse homem recebe essa homenagem com justiça, pois resgatou a cultura de nosso município, colocando a escola de música os grandes festivais. Foram 4 dias de festival no qual eu vim em 3, devido a beleza em ver nossos irmãos de Oriximiná felizes. Mas a minha felicidade maior foi ouvir que muitos dos artistas de Oriximiná que já estavam abandonando sua arte estão voltando, porque agora eles têm apoio e é isso Marcio... parabéns ao secretário de Cultura Inácio Sergio e todos os envolvidos, conseguimos o objetivo”. Disso com alegria o prefeito Ludugero.

Dos 4 dias de festival, os dois primeiros dias, foi dedicado ao festival da Castanha e os dois últimos ao festival Juninos.

Muitas autoridades estiveram presentes no festival entre elas a vereadora Josy Seixas que falou ao Portal Obidense: “Essa iniciativa é de uma grande importância do resgate cultural de nossa cidade, a gente sabe que a cultura é a identidade de um povo, então o executivo e a secretária de cultura estão de parabéns, por resgatar de maneira brilhante o festival da Castanha e o Festival Junino então a gente viu as dança da zona rural, quilombolas, indígenas, participando desse momento ou seja a interação cultura de um povo oriximinaense, mostrada aqui nessa arena. As apresentações das quadrilhas juninas de Oriximiná já estão em um patamar bem elevado pela beleza e desenvolturas no momento de entrarem na Arena.”.

As famílias Oriximinaenses saíram de suas casas e foram presenteadas com lindas apresentações, e uma grandiosa estrutura, dada pela prefeitura que organizou os dois eventos, trabalhou na melhor estrutura para receber o público nesses 4 dias de festa, com nova iluminação, som, pintura e decoração. Aumentou o efetivo de segurança para que as famílias e os brincantes pudessem se divertir com toda tranquilidade. Com muita segurança e agentes de saúde para qualquer emergência, sem registro de qualquer natureza o festival foi sem dúvida um sucesso.

Em uma competição sadia, as quadrilhas disputaram o prêmio Adelson Correa Junior que foi o grande Homenageado do Festival, a grande vencedora foi a quadrilha Êxtase, segundo lugar para Lumiart e o terceiro para a, Bailando na Roça.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp