15/06/2017 às 15h17min - Atualizada em 15/06/2017 às 15h17min

Policia Militar de Óbidos, orienta os organizadores das festas juninas sobre deveres, direitos e obrigações para sua festa ser sucesso.

Por: Walmir Ferreira

Foto: D`Jesus

ÓBIDOS - Mês de junho e os arraiais, populares eventos juninos são realizados aos montes em todos os cantos do país. Na cidade de Óbidos, Oeste do Pará, a tradição de São João não é diferente e as quermesses são promovidas nas escolas, nos bairros, nas praças.

Uma das características das festas juninas são as fogueiras (não permitidas mais em muitas regiões), Balões (evitados para combater incêndios), comidas de época e roupas caipiras.

Mas nem tudo é só festa e para manter a ordem e a segurança de todos os órgãos de segurança trabalham com estratégias para combater a criminalidade e irregularidades nas festas juninas.

Algumas orientações são indispensáveis e o Comando de Policiamento de Fronteira, Sentinela da Amazônia repassa algumas informações aos realizadores tanto como pais e responsáveis por menores de idade que participarão de eventos juninos.

Fechamento de Ruas

A Polícia Militar alerta aos realizadores de eventos juninos em locais públicos como as vias para se ter uma licença do órgão da prefeitura. O alvará do evento garante que a festa não seja interrompida antecipadamente.

"Pra quem for fechar a rua, na frente da sua casa, festa da vizinhança deve comunicar ao setor da prefeitura que naquele dia e naquele horário vai fazer o evento e solicitar uma licença para que o trânsito seja interrompido daquele horário até o término do arraial." Disse o Ten. Artur Vasconcelos, Comandante da Polícia Militar Óbidos.

Caso o evento não conte com o alvará de funcionamento será paralisado e o realizador responsabilizado.

Horário de Funcionamento

É importante ficar atento também aos horários de funcionamento dos eventos. Sem hora para começar, mas com horário certo de encerramento.

"O horário de funcionamento deve se estender até a meia noite. Não pode se estender com penalidade de responsabilização do responsável da quermesse."

Presença e participação de menores

Outra problemática tem a ver com a presença e a participação de menores e adolescentes em quermesses, arraiais, festivais juninos. Até as 22 horas o menor pode permanecer no evento, a partir deste horário deve ter um responsável maior de idade acompanhando o menor.

"Então o menor que quiser permanecer no evento a partir das 22 horas apenas com o acompanhamento do pai ou responsável maior de idade. Um menor não pode ser responsável por outro menor de idade."

"Para quem for planejar um evento junino se organize, peça autorização e comunique a Policia Militar antecipadamente, não precisa de nossa autorização, apenas nos informar o evento, local e horário de funcionamento para que nossas equipes possam fazer rondas ao entorno do evento para garantir a segurança dos presentes." Alerta o Comandante.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp