05/04/2024 às 09h09min - Atualizada em 05/04/2024 às 09h09min

Seju promoveu ações de cidadania e prevenção às drogas no Baixo Amazonas

Mais de 700 pessoas foram beneficiadas com acesso a documentos, orientações jurídicas e atividades educativas

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Divulgação

PARÁ - A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) realizou, no período de 1º a 3 de abril, diversas atividades nos municípios de Óbidos e Oriximiná, na Região de Integração Baixo Amazonas, no oeste paraense, com o objetivo de garantir acesso a documentos e benefícios sociais para a população, além de promover ações educativas de prevenção às drogas para a comunidade escolar.

Em Óbidos, a Seju atendeu mais de 450 pessoas com a emissão de carteira de identidade e 2ª via de certidões de nascimento e casamento, além do cadastramento ao Programa Identidade Jovem e para os serviços disponíveis na plataforma gov.br. Também efetuou consultas ao Registro Geral de Atividade Pesqueira, que confirma a atuação da pessoa como pescadora profissional, e orientou pescadores e agricultores da região sobre seus direitos previdenciários.

Já em Oriximiná, a Secretaria de Justiça, por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), desenvolveu atividades de prevenção ao uso de drogas com estudantes e profissionais da rede pública de educação. A iniciativa faz parte do Projeto “Prevenção 360º” da Seju, que orienta sobre a importância de uma abordagem integrada de diversos fatores sociais, com o objetivo de alertar sobre os riscos da dependência química.

Prevenção - A oficina "Agentes da Mudança: Prevenção e Resistência ao Álcool e Outras Drogas" reuniu mais de 70 profissionais, como diretores e coordenadores escolares, membros de conselhos municipais, educadores sociais e psicólogos, para capacitação sobre estratégias de prevenção ao uso de drogas, ressaltando a importância de desenvolver habilidades sociais e emocionais como mecanismos de defesa, especialmente entre a população mais jovem.

“Tivemos a oportunidade de ter profissionais com informações sobre como lidar com essa questão do uso de álcool e outras drogas. Vimos metodologias de trabalho para intervir junto ao nosso aluno, exercer escuta ativa e levar em consideração a realidade de cada pessoa nas nossas ações. Foi uma experiência gratificante para o nosso trabalho”, avaliou Jana Mara, assistente social e participante da oficina.

Diálogo com público jovem - A Seju realizou ainda ações educativas de prevenção ao uso de drogas, com ênfase no cigarro eletrônico (vape), por meio de roda de conversa em escolas públicas, além de escuta ativa, com o objetivo de compreender os desafios enfrentados pelos jovens em situação de vulnerabilidade social. Mais de 200 estudantes foram atendidos pela iniciativa.

A diretora de Justiça da Seju, Renata Hage, reforçou a importância do Projeto Prevenção 360º na comunidade escolar. “A Secretaria de Justiça é gestora da política de prevenção às drogas no âmbito do Estado do Pará. Nesse contexto, o Projeto Prevenção 360º trabalha com todos os agentes desse cenário de forma holística, envolvendo a escola e toda a rede protetiva na luta contra o consumo de drogas”, explicou.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp