26/03/2024 às 10h10min - Atualizada em 26/03/2024 às 10h10min

Feira do Pescado 2024 acontece em mais de 50 municípios do Pará nos dias 27 e 28 de março

Em Belém serão quatro pontos, entre os quais dois funcionarão nas Usinas da Paz, além do Centur e Aldeia Amazônica. Já em Ananindeua, a programação acontece na UsiPaz do Icuí Guajará

Por Rose Barbosa (SEDAP)
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

PARÁ - Com uma variedade de espécies, acontece nos próximos dias 27 e 28 de março (quarta e quinta-feira Santa) a edição 2024 da Feira do Pescado. O público da capital paraense terá à disposição quatro pontos de comercialização do produto: o estacionamento do prédio da Fundação do Estado do Pará (Centur), a Aldeia Amazônica e as Usinas da Paz do bairro do Guamá e a do Bengui. Em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB), a feira será realizada na Usina da Paz do bairro do Icuí-Guajará. A programação contará, também, com a participação de mais de 50 municípios do Estado, como Castanhal, Vigia, Curralinho, Paragominas, Cametá, Marituba, entre outros. 

A programação vai contar com a venda de produtos filetados. Entre as espécies estão gó, pescada amarela, douradinha, salmão, bacalhau saithe e filhote.  Também serão comercializados camarão-rosa e cinza, bolinho de bacalhau e caranguejo. 

A Feira do Pescado é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), que conta com a adesão das prefeituras municipais e organizações sociais. 

A programação contará, além da participação de um número expressivo de servidores das instituições realizadoras, com o apoio de órgãos ligados à segurança pública, como a Polícia Militar. Na capital, a realização é feita em parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon). A Guarda Municipal e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que atuará na organização do trânsito, darão apoio à feira, sobretudo próximo aos locais de venda do pescado. Outros órgãos governamentais como o Instituto de Metrologia do Estado (Imetropará), Procon e Defesa Civil Municipal estarão apoiando também a programação. 

Pela Sedap, a organização da tradicional feira está sob responsabilidade da Diretoria de Pesca e Aquicultura por meio das suas respectivas coordenações de Pesca e Aquicultura.  Os servidores têm se desdobrado intensamente para garantir que a programação tenha êxito. O diretor de pesca, Orlando Lobato, ressaltou que a finalidade da feira é garantir o abastecimento do pescado e assim proporcionar à população o consumo do peixe na Semana Santa, como já é tradição. 

"Queremos garantir que toda a população, em especial quem não tem um poder aquisitivo maior, possa ter o acesso ao pescado nos dias santos; a Feira do Pescado não se limita apenas à capital. Ela ocorrerá simultaneamente em mais de 50 municípios, na última sexta-feira, inclusive, fizemos a entrega dos kits aos representantes das instituições parceiras", frisou Lobato. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp