20/03/2024 às 08h34min - Atualizada em 20/03/2024 às 08h34min

Equatorial Pará realiza fase de interligação subaquática no município de Aveiro

Investimento faz parte da conexão de Aveiro ao Sistema Interligado Nacional, que vai ampliar e melhorar disponibilidade de energia na região.

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

PARÁ - Até a primeira quinzena do mês de abril, a Equatorial Pará vai realizar a nova fase do projeto de conexão do município de Aveiro ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A empresa fará a travessia subaquática de cerca de 5 km de cabos de distribuição, que vai da comunidade Daniel Carvalho até a cidade de Aveiro. Esta etapa da iniciativa tem o investimento superior a R$ 27 milhões. 

De acordo com o gerente de Obras e Manutenção, Leandro Martins, esta fase é a que tem mais inovação tecnológica e, também, a que requer mais atenção no projeto, por conta do desafio de realizar uma interligação subaquática. “Atuamos com muita dedicação e compromisso para levar até o nosso cliente a energia com alta qualidade. São mais de mil famílias beneficiadas com uma obra que oferecerá um forte impacto socioambiental, justamente por estarmos tirando uma usina que consome muito diesel e que acaba impactando o meio ambiente”, reforça. 

Vale destacar que, com a interligação ao SIN, a cidade de Aveiro terá uma capacidade de disponibilidade de energia maior do que hoje, o que significa que a área poderá receber novos empreendimentos, garantindo a geração de emprego e renda para os moradores e o desenvolvimento do local.

As etapas

Primeira: Lançamento subaquático, sem necessidade de haver supressão da vegetação, a fim de evitar impactar ao meio ambiente.

Segunda: Construção do Alimentador, com 150 km de rede elétrica, que suprirá a cidade.

Terceira: Regularização de toda a rede de distribuição de energia dentro do município.

A obra completa tem previsão de ser entregue à população no mês de setembro.

Desativação de usina

Atualmente, a cidade de Aveiro é atendida através do sistema isolado proveniente de uma usina termelétrica a óleo diesel, o que representa um alto custo de geração. Com a conclusão da interligação ao SIN, a usina será desativada, o que, além de melhorar a qualidade da energia, também trará benefícios ao meio ambiente, já que o combustível fóssil deixará de ser queimado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp