14/03/2024 às 08h51min - Atualizada em 14/03/2024 às 08h51min

Agência de Defesa Agropecuária avalia sistema criado para rastreabilidade bovídea

Na reunião foram apresentados os novos módulos do Sigeagro, sistema que vai permitir o controle de todo o rebanho que possuir brincos rastreáveis

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Ag. Pará

PARÁ - A direção-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Estado da Pará (Adepará) se reuniu com a equipe da Unidade de Sistemas Informatizados para acompanhar e avaliar os avanços do Sistema de Gestão Agropecuária do Estado do Pará (Sigeagro), base de execução do Programa Estadual de Rastreabilidade Bovídea. Profissionais da Diretoria Animal e Gerência de Inteligência também participaram da reunião nesta quarta-feira (13), na sede da Agência, em Belém.

Foram apresentados os novos módulos que estão sendo implantados, caracterizados pela funcionalidade, praticidade e modernidade. Eles foram desenvolvidos especificamente para atender às necessidades da Agência e das demais instituições que compõem o Programa, a fim de obter o efetivo controle do trânsito individual dos animais no território paraense.

Pelos novos módulos apresentados, o usuário poderá ter o controle de todo o rebanho que possuir brincos rastreáveis, incluindo numeração e informações de cada animal, como idade, sexo, data de nascimento na propriedade, últimas e quais vacinas foram aplicadas.

"Tivemos uma reunião com a nossa equipe desenvolvedora do sistema, nossas diretorias Animal e Vegetal, onde foi apresentada a atualização do Sigeagro que irá atuar de maneira ampla, tanto para a gestão das propriedades rurais, quanto para o Programa de Rastreabilidade que está sendo implantado pelo governo do Estado. E, pelo sistema, conseguiremos ter um controle efetivo de toda a produção e a identificação de cada animal produzido no Pará, incluindo a numeração dos brincos e informações da cada animal", ressaltou o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.

Plataforma - O Sigeagro está sendo totalmente adaptado para ser a plataforma do Programa de Rastreabilidade, e vem sendo desenvolvimento pela equipe de suporte de sistemas informatizados da própria Agência de Defesa.

"A nova versão do sistema está sendo construída e moldada com tecnologias atualizadas e renovadas, para se adaptar às necessidades das Agência de Defesa em relação à rastreabilidade dos animais. É uma reestruturação de todo o procedimento de defesa sanitária, onde atenderá também as necessidades das demais instituições que participam do processo de rastreabilidade", esclareceu Danilo Brito, médico veterinário da Unidade de Desenvolvimento e Suporte de Sistemas Informatizados.

Todo o processo de normatização do Programa de Rastreabilidade Bovídea é de responsabilidade da Adepará, que avança no desenvolvimento de um sistema que o produtor rural poderá acessar e lançar suas informações por qualquer dispositivo móvel, oferecendo autonomia e funcionalidade de gestão. 

Agora, a equipe vem trabalhando no protótipo para ser apresentado em modo operacional, e assim o Estado continuar com os avanços para a preservação da cadeia da pecuária em todas as suas fases, da produção à comercialização.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp