12/02/2024 às 11h32min - Atualizada em 12/02/2024 às 11h32min

Tradição e emoção: Bloco Xupa Osso agita milhares de foliões no Carnapauxis

O tradicional bloco trouxe “os mistérios da Bacuri” para o corredor da folia

Por: Marcos Cantuário
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Odirley Santos/Ascom-PMO


ÓBIDOS - Neste domingo, 11, em Óbidos, capital da folia no oeste paraense, milhares de foliões lotaram as ruas estreitas do Centro Histórico da cidade, atrás do tradicional Bloco Xupa Osso.

 
Turistas e visitantes de várias cidades da região e de outros estados aproveitaram o domingo de carnaval para se encantar com as “estórias” de uma das ruas mais icônicas da cidade obidense, a Rua Deputado Raimundo Chaves, conhecida como “Bacuri”. A famosa via, morada de grandes personalidades da cidade, a mais falada ladeira de Óbidos localizada no Centro Histórico, se tornou palco do arrastão tradicional do domingo de carnaval. Em 2024 o “Xupa Osso” homenageou essa importante via, contando e cantando os mistérios desse lugar.


 
Entre os “contos” em que a Bacuri virou cenário no imaginário popular obidense, destaca-se o ouvir de vozes que chamam os caminhantes que por ela passam durante a madrugada, ou ainda, a famosa mulher que embalava o imaginário popular e assustava crianças: a Ribite, com suas pimentas na cabeça para espantar o mal olhado, era tida como feiticeira e “ai de ti” se te jogasse uma “pissica”!
 
Mistérios que ecoam pelo tempo, permanecendo vivos na memória do povo pauxiara.
 
Pelo segundo ano consecutivo a jovem Amanda Tavares, conduziu o estandarte do bloco pelo corredor da folia e descreveu o amor pelo Xupa Osso.


 
“Eu estou muito grata pelo convite do meu bloco do coração. É o meu segundo ano desfilando no Xupa Osso, foi muito emocionante, espero que as pessoas tenham gostado do bloco nas ruas, porque tudo foi pensando com muito carinho e amor pela nossa cultura. Descemos a ‘Bacuri’ contando um pouco das nossas lendas e da nossa história. Valeu Xupa Osso, eu te amo demais”, pontuou a porta-estandarte, Amanda.
 
A chegada da comissão de frente acompanhada de uma multidão no “Fobódromo” foi emocionante. A maior manifestação cultural obidense tem no Bloco Xupa Osso um de seus maiores difusores fora dos limites do município, o bloco carrega em si, não apenas a alcunha de quem nasce em Óbidos, mas também, a marca pauxiara de promover a festa mais democrática da Amazônia, o Carnapauxis. 
 
A presidente do bloco, Nathália Silva, agradeceu a todos pelo maravilhoso espetáculo vivenciado no domingo de carnaval em Óbidos.


 
“Acima de tudo eu sou fã do bloco, fã da minha cidade [de Óbidos] e apaixonada pelo Carnapauxis. Ver essa multidão que gosta do bloco e brinca nosso carnaval, desperta um sentimento de amor completo que supera todos os desafios enfrentados. O sentimento de dever cumprido é mínimo, perto da felicidade de ver que a gente conseguiu colocar o bloco na rua”, finalizou a presidente.
 
Agenda
O Carnapauxis segue nessa segunda-feira, 12, com a apresentação do Bloco Unidos do Morro, animando e empolgando os foliões no penúltimo dia de carnaval.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp