13/01/2024 às 15h13min - Atualizada em 13/01/2024 às 15h13min

Seu Francisco, autodidata tocador de instrumento, incentivador cultural no Arapucu | Portal Obidense

Conhecido como Chico Gomes, por muitos anos foi o Capitão da Folia de São Tomé naquela comunidade

Por: Walmir Ferreira
Informações Mauro Sena

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Seu Chico Gomes da Folia de São Tompe

ÓBIDOS – O Capitão Folia é uma das figuras central em relação de importância para que seja levado em frente e passado para as futuras gerações a cultura das Folias de Santo. As folias são toadas cantadas em verso, de acordo e, a critério do Capitão Folião, o qual é acompanhado pelos auxiliares com seus respectivos instrumentos. A partir do momento que são entoadas, passam a se chamar ladainhas, ou cantos.
 

O Sr. Francisco Gomes De Sena, foi dotado de um vasto conhecimento da Cultura interiorana, pois ele conduziu por longos anos na Comunidade Arapucu no município de Óbidos, oeste do Pará a Centenária "FOLIA DE SÃO TOME", que significa a Benção das Roças, onde eram celebradas as ladainhas e todo um ritual Religioso, Profano e Cultural.

Conhecido como Chico Gomes, muito popular na comunidade, seu conhecimento era verbal, herdados de sua linhagem quilombola e tudo o que sabia estava guardado com ele, pois naquela época ler e escrever eram dotes de quem morava na cidade. Como folião das folia de São Tomé adquiriu grandes conhecimento e tinha facilidade para aprender e compor as ladainha, além de tocar vários instrumentos, foi um excelente tocador de violino, instrumento de alta leveza, mas popularmente era conhecido como “Espanta Cão”. Por ser instrumento tocado em Cruz.

Senhor Francisco Gomes de Sena, faleceu no dia 28 de maio de 2008, aos 96 (noventa e seis) anos de idade, sem Capitão Folião, a Folia de São Tomé ficou paralisada por um período de 02 (dois) anos. Depois desse período, em reunião realizada na residência da Família Sena na Comunidade Arapucu, foi decidido que o novo Capitão Folião a assumir seria o jovem Douglas Sena dos Santos seu neto que revelou ter decorados várias ladainhas ouvindo o avô nas apresentações da Folia, dando continuidade na centenária Folia de São Tomé.





Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp