12/01/2024 às 18h35min - Atualizada em 12/01/2024 às 18h35min

Em Óbidos, bloco do Macacão retorna em tempo de CarnaPauxis | Portal Obidense

A volta de um dos mais antigos blocos de carnaval é tão que já tem á tem até abadá, o retorno de 2024 é uma solicitação de seus brincantes

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90


ÓBIDOS – O gigante das selvas impressiona pela sua aparência força e inteligência, a figura do macaco já foi usada em centenas de filmes dês do tempo do Tarzan ao filme King Kong. 

Em Óbidos virou personagem de bloco de carnaval, com a invenção do Bloco do Macacão, foi por voltada da década de 50 com a criação de uma fantasia feita com folha de bananeira com o objetivo de assustar a criançada e os foliões e fazer parte do CarnaPauxis.



A fantasia chamou muita atenção pela criatividade, exuberância e custo zero, evidenciando seus criadores que foram: A senhora Maria das Neves, conhecida como pretinha hoje já falecida, Domingos Gonçalves e o seu irmão Amarmito que também fazem parte da constituição do bloco do Macacão.

A criação do bloco também contou com a presença do Sr. João Hugo e seu Domingos que é filho da senhora Maria das Neves, que integraram a equipe do bloco. 

Atualmente Darloilson de Sousa Fonseca está como presidente do bloco, a costureira Marcileia Amaral de Sousa, organizadora de fantasias, que tem como auxiliar o senhor Anselmo.





Ao longo do tempo começaram a juntar pessoas para fazer parte da produção dos macacos, esse que seriam feitos de sarrapilha que é a matéria-prima principal da confecção para poder se formar o que conhecemos como bloco do macaco.

A finalidade de ter os macacos como fantasia era de homenagear a Serra da Escama e os Guaribas que lá existem. No bloco, além dos macacos tem o Bicho Folharal que foi pensado em dar vida a história contada pelos antigos, que os mesmo viviam no Aningal, onde a noite se escutava “zoadas”, zumbido vindo do aningal e como se fosse de um bicho grande e a partir daí surgiu o Bicho Folharal de onde o bloco Macacão que sai do Aningal, bairro Cidade Nova.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp