07/01/2024 às 13h37min - Atualizada em 07/01/2024 às 13h37min

Visitar o Cabo Canaveral foi um dos sonhos realizados | Portal Obidense

No real e imaginário, uma simulação de viajar em foguete em direção a Marte

Por: Romualdo Saavedra de Andrade Figueira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Romualdo S A Figueira - Em visita ao Cabo Canaveral

ÓBIDOS - Sempre sonhei em um dia visitar o Centro Espacial John F. Kennedy, no Cabo Canaveral, na Ilha Merritt, nos Estados Unidos, famoso por suas atividades de pesquisa espacial - Centro Espacial John F. Kennedy fica aproximadamente 1 hora de Orlando, Fl.

Embora eu tenha estado diversas vezes em Orlando, nunca dava certo de dar uma esticada até lá. No mês agosto de 2023 com apoio do meu filho Romualdo Jr., meu sonho foi realizado.

Fiquei encantado com toda a estrutura do centro, os modelos de foguetes antes lançados, a nave Atlantis, cápsulas recuperadas, as mesas e os equipamentos que davam suporte anteriormente aos lançamentos. Vi a estrutura de satélites que como hoje estão no espaço e a história de como é feito o estudo e preparação dos robôs que foram para o espaço e que hoje estão em Marte.



Para completar meu fascínio participei de uma simulação de lançamento de foguete e acreditem até a simulação de uma viagem em Marte. Outro sonho realizado foi ver neve descendo dos céus. Sonho que realizei em viagem que fiz recentemente para El Calafate e Ushuaia na Patagônia Argentina, no mês setembro/2023.

Imaginem, pessoa nativa da Amazônia e acostumada com a temperatura região e há mais de 40 anos morando em Natal - RN, com temperatura a média de 28 graus enfrentando sensação térmica de até (-) 8 graus.

Mesmo equipado com luvas, gorro, casaco, meias grossas e segunda pele (roupa para a proteção do frio), mesmo assim ainda se sente muito frio. Passamos uns três dias em El Calafate, vi e pisei em gelo e nada de ver a neve caindo. El Calafate é uma cidade linda com suas montanhas cobertas de neve e gelo.



Possui glacias que me deixaram encantado. E a neve caindo? Até então nada. Viajamos para Ushuaia e novamente fiquei também fascinado com suas belezas incríveis. Fizemos vários passeios de carro nas montanhas e até um sobrevoo de helicóptero e a neve caindo? Nada! Um dia antes do meu retorno começou uma neve bem fraca e confesso que até já estava me dando por satisfeito e com o passar das horas a tão sonhada neve, como um presente dos céus, veio firme e forte e mudou toda a paisagem da cidade.


Cobriu ruas, calçadas, telhados, carros, como a gente vê em algumas revistas ou filmagens na época de Natal, tudo muito branco. Pronto! Realizei outro sonho. Confesso que fiquei muito emocionado e mais ainda por andar na neve e no gelo. O que vivi e o que presenciei estão bem guardadas em minha memória. Sonhar é bom e melhor ainda quando pessoas nos ajudam a realizá-los.

Agradeço de coração a cada membro de minha família: esposa, filhos, genro, nora que contribuíram para realização dos meus sonhos, dando força e incentivando. Minha gratidão especial a meu filho Romualdo Junior que não mediu esforços para a visita ao Centro Espacial Presidente Kennedy na Flórida e a outro filho Douglas Bessa Figueira pela companhia, organização da viagem e em especial por ser meu instrutor nas caminhadas pelo gelo e pela neve. Não posso jamais deixar de agradecer também a Deus pois a realização dos sonhos são dádivas concedidas por Ele. Natal (02 de outubro de 2023.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp