12/01/2017 às 19h52min - Atualizada em 12/01/2017 às 19h52min

Com a chegada do período chuvoso aumenta o alerta contra a Dengue. A população precisa estar muito atenta.

Por: Rodrigo Farias

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Rodrigo Farias

ÓBIDOS - No período de chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta para evitar a proliferação da dengue, em decorrência da elevação dos focos de água parada. Devido ao período chuvoso no município de Óbidos, ter iniciado, tem se percebido aumento na população de mosquitos, referente ao mesmo período do ano anterior.

 Segundo Adson Azevedo, coordenador de endemias do município, afirma que o aumento na população dos mosquitos se deu com grande acumulo de lixo, aumento de matos e ruas esburacadas, com isso facilitando a proliferação do vetor. E que ações serão intensificadas e lembrou a importância do trabalho conjunto entre a prefeitura e a população já que os riscos do mosquito Aedes aegypti, são maiores nesse período

“Já estamos montando e transando planos junto aos agentes de endemias, como o mapeamento dos bairros mas críticos, verificando onde mas se acumulou lixo nas ultimas semana, para que juntos, setor epidemiológico e infraestrutura, possamos combate o mosquito”. Ressaltou Azevedo.

Equipes estão em campo trabalhando de segunda-feira a sexta-feira, e será dada continuação na estratégia que foi usada no ano de 2016, que é o sábado da faxina, onde setor privado, associações e secretárias irão se unir aos sábados para combaterem o mosquito. “Também nós estamos notificando aquelas pessoas que estão com suspeitas de doenças transmitidas pelo mosquito, estamos fazendo o trabalho de borrifar, mais somente em casas com foco do mosquito”.

Em 2016 teve um aumento grande de casos de dengue no município com relação a 2015, (2015 foram 6 seis casos confirmados, já em 2016 foram 29 casos positivos. Mas ainda há possiblidade de aumento desses dados, por conta de 13 casos suspeitas ainda estarem em analise. Com isso o setor epidemiológico pede a colaboração de todos para combater esses mosquitos que podem causar as doenças que é a própria dengue a febre chikungunya e a zika vírus.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp