21/12/2023 às 09h00min - Atualizada em 21/12/2023 às 09h00min

MRN assume presidência do Conselho do Mining Hub e reforça compromisso com a inovação de mineração

A empresa ficará na cadeira ao longo de 2024 acompanhando ações integradas para o crescimento da inovação sustentável do setor no país

Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

ORIXIMINÁ - A Mineração Rio do Norte (MRN) assumiu, nesta quarta-feira (13), a presidência do Conselho de Mineradoras do Mining Hub, primeiro hub de inovação aberta do setor de mineração do mundo. A cerimônia contou com a presença de representantes de diversas empresas de mineração e principais fornecedores e startups que buscam a inovação tecnológica. 

A presidência será exercida por Gustavo Lage, gestor do escritório de projetos da MRN e representante da empresa no Conselho Diretor do Mining Hub. Ele destacou quais serão as principais ações do grupo ao longo de 2024. “A expectativa, com a participação da MRN, é alavancar inovações na mineração no sentido de visão compartilhada de futuro e desenvolvimento dos colaboradores para as novas. Estes são temas importantes no setor, haja visto as novas demandas não só tecnológicas, impostas pelo mercado, mas também a questão do ESG (Environmental, Social and Governance), que diz respeito ao meio ambiente, à questão social e de governança. Assuntos bastante visados pela sociedade, frente à atual conjuntura do setor e direcionadores globais”, detalha. 

O Mining Hub nasceu há 4 anos em função de algumas mineradoras, entre elas a MRN, sentirem a necessidade de uma maior troca de experiência na área da inovação, por meio de programas e ações realizadas de forma conjunta entre as diferentes empresas. A iniciativa possibilitou o surgimento de ideias alinhadas com as novas tecnologias de impacto positivo tanto para as empresas, quanto para as comunidades do entorno. “A MRN já tinha seu jeito de inovar, mas hoje, com toda essa explosão de tecnologias e políticas climáticas, a inovação ganhou maior protagonismo nos negócios. 

“Nós da MRN, que mineramos de forma sustentável em meio a Amazônia, ao assumirmos a liderança do Mining hub, buscamos não somente a inovação em si e seus benefícios. Buscamos, mesmo sabendo que temos ainda uma grande e desafiadora jornada pela frente, inspirar outras empresas para desenvolver trabalhos semelhantes e fomentar as novas economias sustentáveis e inovadoras”, completou Gustavo. 

A MRN participa de alguns programas do Mining Hub que envolvem desde o incentivo a projetos inovadores para o setor e desenvolvidos por startups, bem como a identificação e formação de competências profissionais para o futuro da mineração. Uma dessas importantes iniciativas, lançada no último mês de outubro, é o projeto de descarbonização do setor mineral, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Mining Hub, que tem a MRN como uma das empresas signatárias. O projeto, sem precedentes no país, busca identificar oportunidades para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e criar um plano diretor para transição energética do setor. 

O diretor-presidente da MRN, Guido Germani, participou da cerimônia e celebrou a presidência do Conselho do Mining Hub pela empresa, que possui forte compromisso com a mineração sustentável e a inovação do setor. “Sempre buscamos promover o crescimento da mineração, sem deixar de lado a sustentabilidade. Com isso, criamos um setor mais competitivo e inclusivo. Estamos animados com a oportunidade de liderar o Conselho de Mineradoras do Mining Hub e, junto com os demais players, promover a evolução do setor e criar um futuro mais sustentável para a mineração”, afirmou. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp