15/12/2023 às 18h26min - Atualizada em 15/12/2023 às 18h26min

Grupo de Teatro da Ufopa apresenta espetáculo “Aquela que diz não” domingo, 17

Produzida pelo Núcleo de Jovens e Adultos, peça é uma adaptação livre do texto “Aquele que diz sim e aquele que diz não”, de Bertolt Brecht

Da Redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Grupo de Teatro da Ufopa apresenta espetáculo

PARÁ - O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) – apresenta neste domingo, 17 de dezembro de 2023, o espetáculo “Aquela que diz não”, direcionado gratuitamente ao público santareno. Produzida pelo Núcleo de Jovens e Adultos, a peça será encenada a partir das 18 horas no Auditório Maestro Wilson Fonseca da Unidade Rondon, situada na Avenida Marechal Rondon, bairro Caranazal, próximo ao Shopping Center Paraíso.

O espetáculo épico, de adaptação dramatúrgica do texto “Aquele que diz sim e aquele que diz não”, de Bertolt Brecht, foi idealizado pelos integrantes do núcleo formativo e pela direção de Eduardo Rodrigues e Leandro Pansonato Cazula. O espetáculo apresenta uma situação extrema, em um lugar inóspito, onde um dilema de vida ou morte questiona a validade dos grandes costumes e tradições da sociedade, levando um grupo de pessoas a repensar a importância daquilo em que estão de acordo.

A peça teatral mostra o processo social de construção dos mitos e das tradições e, assim, evidencia que se trata de uma construção social. “Considerando que os desafios propostos pelas histórias podem ser reinterpretados nas mais diferentes situações, o espetáculo brechtiano propõe a superação de uma abordagem representacional, pautada pela referência, em favor de uma abordagem propositiva. A pergunta não é pela veracidade, mas sim pela transposição da peça para a vida de cada espectador, para seu contexto pessoal ou coletivo, com o questionamento acerca do que se pode fazer em cada situação”, explica o diretor Leandro Pansonato Cazula, que é professor do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa.

O público interessado em prestigiar o espetáculo poderá retirar os ingressos, com uma hora de antecedência, no dia da apresentação, pois a capacidade do local é de 110 espectadores. A classificação indicativa é de 14 anos.

Sobre a proposta cênica

O processo de criação do espetáculo “Aquela que diz não” foi concebido durante a execução do Núcleo de Jovens e Adultos do Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa no ano de 2023, iniciado no mês de abril com participantes da comunidade em geral. A construção cênica segue a compreensão do texto “Aquele que diz sim e aquele que diz não”, de Bertolt Brecht, uma ópera de dois atos que provoca, de forma quase surreal, o uso de estereótipos que embasam o trabalho artístico repercutido no elenco.

O espetáculo apresenta cenas essencialmente estereotipadas, mas ainda assim autênticas, pautando as expressões corporais e textuais dos atores e atrizes em conjunto com a musicalização proposta por Brecht, acompanhada de uma trilha sonora de voz e violão. Busca-se proporcionar a imersão da plateia às provocações brechtianas sobre os acordos, costumes e tradições letais cunhados e arraigados pela sociedade e seus agentes.

Com duração de 40 minutos, o espetáculo tem a sonorização e canto concebidos por Ian Rostand. Figurinos e maquiagem são de concepção do grupo, a iluminação é concebida e operacionalizada por Leandro Cazula. O elenco é composto pelos atores participantes do Núcleo de Jovens e Adultos de 2023 do Projeto Iurupari: André Oliveira, Daniel Dias, Fabiana Bernardo, Ian Rostand, Igor Castro, Jonatas Lopes, Lucas Ramos, Raira Silva, Ryan Moreira.

Sobre o projeto

O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro é desenvolvido na Ufopa desde março de 2015 e formou um grupo de pessoas dispostas ao fazer cênico para o exercício do fazer teatral entre si e que concretiza apresentações teatrais. Efetivou-se um projeto de extensão e cultura com atividades artísticas no âmbito acadêmico, que se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral. Os núcleos formativos do projeto ocorrem aos sábados no Auditório Maestro Wilson Fonseca da Unidade Rondon, Campus Santarém.

A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Serviço: Espetáculo teatral “Aquela que diz não”
  • Data: 17 de dezembro de 2023 (domingo)
  • Horário: 18 horas
  • Local: Auditório Maestro Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus de Santarém. Localiza-se na Avenida Marechal Rondon, bairro Caranazal, próximo ao Shopping Center Paraíso.
  • Entrada: Gratuita
  • Lotação: 110 pessoas
  • Direção: Eduardo Rodrigues e Leandro Cazula
  • Sonorização e canto: Ian Rostand
  • Iluminação: Leandro Cazula
  • Gênero do espetáculo: Épico/Musical
  • Classificação: 14 anos
  • Duração: 40 minutos
Informações:


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp