15/12/2023 às 09h46min - Atualizada em 15/12/2023 às 09h46min

Pesquisadores da Ufopa participam da criação da ‘Rede de Pesquisa em Aquicultura da Amazônia Legal’ | Portal Obidense

A rede inicialmente está sendo formada por profissionais de instituições de ensino superior e técnico do estado do Pará sediados nas cidades de Bragança, Belém, Santarém, Monte Alegre e Tucuruí

Informações da Profa. Michelle Fugimura
Comunicação Ufopa

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Pesquisadores entregaram carta da área de aquicultura da Amazônia ao presidente do IFC, dezembro de 2023. Foto: Acervo pessoal

PARÁ - Docentes dos campi de Santarém e Monte Alegre participaram do I International Fish Congress Amazônia (IFC Amazônia), realizado na cidade de Belém, entre os dias 3 e 5 de dezembro de 2023. Foi a primeira edição de um evento com esse tema na Amazônia. Durante as discussões relacionadas à aquicultura, pesquisadores de diferentes instituições tomaram a iniciativa de formar uma rede de pesquisa, do que resultou a criação da Rede Aquicultura na Amazônia Legal.
 

O intuito da rede é principalmente o fortalecimento da aquicultura na região amazônica, através da formação de profissionais de excelência na área. Para tanto, a união de diferentes pesquisadores atuantes em diferentes linhas de pesquisa e extensão aquícola é considerada estratégica”, informou uma das docentes da Ufopa presentes ao evento, Profa. Michelle Fugimura.
 

Ouça audio abaixo
A rede inicialmente está sendo formada por profissionais de instituições de ensino superior e técnico do estado do Pará sediados nas cidades de Bragança, Belém, Santarém, Monte Alegre e Tucuruí. São elas: Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Instituto Federal do Pará (IFPA). “Porém, a rede deve ser ampliada e pesquisadores de outras Instituições da Amazônia serão convidados a participar”, informou Fugimura.

Ao final do I IFC Amazônia, parte do grupo de pesquisadores da Ufopa: Michelle Fugimura, Luciano Jensen, Ivana Veneza, Gabriel Alves e Geany Martins, juntamente com os de outras instituições federais de ensino, entregaram a Carta Belém, apresentando a rede, seus objetivos e solicitando o apoio a Altermir Gregolin, presidente do International Fish Congress e ex-ministro da Pesca e Aquicultura.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp