12/12/2023 às 15h27min - Atualizada em 12/12/2023 às 15h27min

Essência do Natal é resgatada em exposição de presépios “Uma Noite de Esperança”, na Casa da Artes

Em três dias de funcionamento, a exposição já recebeu mais de 3 mil visitantes. A entrada é gratuita.

Da Redação
Ag. Amazonas

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Fotos: Marcely Gomes (Secretaria de Cultura Economia Criativa)

MANAUS - A Casa das Artes abre para o público neste ano, durante a temporada do Mundo Encantado do Natal, trazendo mais de 45 obras de referência cristã, que retratam o local de nascimento do menino Jesus. São presépios dos mais diversos tipos de materiais e concepções expostos na mostra inédita intitulada “Uma Noite de Esperança”. 

A exposição é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Custódia dos Frades Menores Capuchinhos do Amazonas e Roraima e o Museu dos Capuchinhos. Além da representatividade artística, a exposição traz um significado ainda maior por comemorar os 800 anos da criação do presépio por São Francisco de Assis, em 1223, na cidade de Greccio, na Itália. Desde então tornou-se um hábito universal montar presépios nesta época do ano. 

São presépios confeccionados com diferentes materiais, tamanhos, cores e características como metal, papel, porcelana, resina crochê, cristal, palha, entre outros. O acervo concentra obras selecionadas no concurso de presépios, lançado pela Igreja São Sebastião, além de peças expostas nos espaços culturais e outras cedidas por famílias durante a mostra. 

Segundo a produtora e curadora da exposição, Jessilda Furtado, no ano passado, a mostra ocupou o Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), onde reuniu um público expressivo, abrindo precedente para um novo projeto. 

“A exposição veio para a Casa das Artes para compor esse cenário Largo de São Sebastião. Em frente à lira do Teatro Amazonas, temos um presépio maior, que está se tornando um circuito, porque o público pode conhecer o presépio francês dentro da Igreja de São Sebastião, feito de gesso, ferro, madeira e com tamanho humano. E tem também o Teatro Gebes Medeiros, sendo que a maior parte das obras está dentro da Casa das Artes”, detalha Jessilda. 

Pequenos artesãos – Uma novidade nesta edição é a sala onde se concentram presépios confeccionados por crianças. O coordenador do Museu dos Capuchinhos no Amazonas e Roraima, frei Raul Falcon, comemora a iniciativa como parte do projeto.

“Nós demos a oportunidade para as crianças demonstrarem como elas enxergam o nascimento do menino Jesus, então, elas confeccionaram os seus presépios”, disse o frei, acrescentado que as crianças pertencem a várias paróquias da capital e que tiveram seus trabalhos selecionados. Ainda nesta sala, as crianças podem assistir a um desenho animado sobre a história de São Francisco de Assis. 

A Casa das Artes fica na rua José Clemente, Largo de São Sebastião e funciona de terça-feira a domingo, das 17h às 21h. Entrada gratuita.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp