12/12/2023 às 08h07min - Atualizada em 12/12/2023 às 08h07min

Belém é oficialmente confirmada como sede da COP 30 em 2025

Amazônia sediará o evento pela 1ª vez na história

Da Redação
Ag. Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

BELÉM - Nesta segunda-feira (11), a capital paraense, Belém, foi oficialmente confirmada como sede da Conferência do Clima sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para os dia 10 e 21 de novembro de 2025. A decisão foi tomada em consenso durante a plenária da COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes. Esta é a primeira vez que a Amazônia, um bioma crucial no combate às mudanças climáticas, sediará uma COP. 

"Agora é oficial! As Nações Unidas, através da candidatura do governo brasileiro, escolhem Belém para sediar a COP 30, em 2025. Temos muito trabalho pela frente e tenho certeza de que daremos conta, e estaremos todos juntos, com a vice-governadora Hana na coordenação estadual da COP e o Governo do Pará, junto com o governo brasileiro para a realização da mais extraordinária COP de todos os tempos", disse o governador Helder Barbalho.

O chefe do executivo paraense ainda destacou que a COP em Belém será "a COP da floresta, na natureza, a COP da nossa gente".

"Vamos mostrar que somos capazes de aproveitar esta oportunidade para buscar soluções para o meio ambiente e para o nosso povo que vive na Amazônia", reforça o governador, através das redes sociais. 

A candidatura de Belém para sediar a COP30 foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, junto com o governador Helder Barbalho, durante a COP27 em Sharm-el-Sheikh em novembro do ano passado, e posteriormente endossada pelo Grupo de Estados Latino-Americanos e Caribenhos em maio de 2023. 

nasci e cresci, para receber esta conferência", disse a ministra Marina Silva em sessão plenária em Dubai, nesta segunda-feira (11). 

Ainda no dia de hoje, a sede da COP 29, em 2024, também foi anunciada: será a cidade de Baku, localizada no Azerbaijão. 

A atual COP 28, em Dubai, deve concluir a primeira avaliação global (GST) do Acordo de Paris. A COP29, em 2024, a qual será responsável por definir a nova meta quantificada coletiva para o financiamento climático. Até a COP em Belém, os países apresentarão a segunda rodada de contribuições nacionalmente determinadas (NDCs).

A emergência climática exige que os países, nos dois anos que antecedem a COP30, redobrem seus esforços para implementar as NDCs já comprometidas. A expectativa é de que, em Belém, com os meios de implementação necessários, todos os países possam anunciar NDCs ainda mais ambiciosas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp