09/01/2017 às 11h07min - Atualizada em 09/01/2017 às 11h07min

Pescadores Artesanais do município de Óbidos poderão receber seus benefícios até final de fevereiro.

Em Óbidos existem 2.360 pescadores que estão aptos a receber o benefício 2015/2016 segundo informações da Colônia Z-19.

Por: Rodrigo Farias
Foto: Rodrigo Farias

ÓBIDOS - Com a suspensão da Portaria Interministerial 192/2015, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Ministério do Meio Ambiente que interrompia por 120 dias o pagamento do seguro defeso no país, em Óbidos, oeste do Pará, cerca de 2.360 pescadores estão aptos a receber o benefício 2015/2016, segundo informações da Colônia de Pescadores Z-19.

Os 2.360 pescadores da colônia z19, estavam aguardando o repassem para dezembro de 2016, mas devido erros em documentação de outras colônia e recesso dos funcionários do INSS, não foi possível conclui os processos para liberação do sistema.

Emerson Canto, presidente da colônia Z-19 de Óbidos, diz que a documentação dos pescadores artesanais de Óbidos são os primeiros da fila, então com isso facilita que seja logo inserido no sistema. Para que comesse ser feito os pagamentos desses pescadores até o final do mês de fevereiro de 2017. ” A documentação já estão quase todos protocolados, com inserção de alguns , mas que no próximos dias serão protocolados, disse também que o atraso de pagamento por parte do INSS, se deu por erros em documentação de outros municípios, que  Óbidos, está fazendo de tudo para acontece erros”.

Como ano passado não foi liberado o seguro defeso, mas este ano com certeza será liberado.  A espera desse recurso está sendo muito aguardado por parte dos pescadores, nesse tempo de crise para quitar algumas contas deles. Disse o presidente Emerson Canto

O benefício é um tipo de seguro-desemprego aos pescadores artesanais para não praticarem a pesca, enquanto as espécies se reproduzem. O período do defeso acontece de 15 de novembro a 15 de março. No município é proibido a captura das espécies: Aracú, Pacu, Curimatã, Pirapitinga, Branquinha, Fura Calça, Matrinxã e Mapará.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp