07/12/2023 às 14h53min - Atualizada em 07/12/2023 às 14h53min

Grupo de Teatro da Ufopa apresenta espetáculo 'Desimpério' nesta quinta-feira, dia 7

Com entrada franca, apresentação ocorrerá a partir das 20 horas, no Auditório Maestro Wilson Fonseca da Unidade Rondon

Da redação

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Hoje, quinta-feira (07) as 2oh - Campos Santarém

PARÁ - O Projeto Iurupari, Grupo de Teatro da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), apresentará nesta quinta-feira, 7 de dezembro de 2023, em Santarém (PA), o espetáculo “Desimpério”. Com entrada franca, a apresentação ocorrerá a partir das 20 horas, no Auditório Maestro Wilson Fonseca da Unidade Rondon, situada no bairro Caranazal. Com classificação indicativa de 14 anos, a peça tem fomento da premiação obtida pelo Edital Tamba Tajá 2023, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP).

Do gênero épico, “Desimpério” tem concepção dramatúrgica idealizada pelos integrantes do espetáculo, a partir dos textos “Peça Didática de Baden-Baden Sobre o Acordo”, de Bertolt Brecht (1929); e “O Último Discurso”, do filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin (1940). O processo de criação do espetáculo foi concebido durante a execução do Núcleo de Jovens e Adultos do Projeto Iurupari no ano de 2022.

Com duração de 40 minutos, “Desimpério” apresenta cenas textuais e corporais, de construções coletivas entre atores e atrizes, com uso de sonorizações reproduzidas eletronicamente e jogos cênicos, que buscam instigar reflexões sobre as contradições da sociedade em sua distopia tecnológica que massacra, tortura e oprime homens e mulheres.

Com trilha sonora da banda de post-rock islandesa “Múm”, do álbum “Summer make Good”, a apresentação tende a provocar reflexões sobre o progresso técnico e científico em detrimento da sociedade e sua possível “humanidade”, questionando os avanços científicos que ultrapassam a importância do indivíduo social, que acabava sendo sacrificado em nome da ciência.

A direção é do professor Leandro Cazula, do Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Ufopa, e o elenco é composto pelos atores André Oliveira, Emanuelly Carvalho, Fabiana Bernardo, Flávia Lima, Igor Castro, Karina Vasconelos, Lucas Ramos e Pablo Vasconcelos. Os figurinos e maquiagem são de concepção do grupo e a iluminação foi idealizada por Amaury Caldeira. A sonoplastia é operacionalizada por Mateus Petry e a projeção visual é realizada por Eduardo Rodrigues.

Sobre o projeto

O Projeto Iurupari – Grupo de Teatro é desenvolvido na Ufopa desde março de 2015. A iniciativa formou um grupo de pessoas dispostas ao fazer cênico para o exercício do fazer teatral entre si e que concretiza apresentações teatrais. É um projeto de extensão e cultura com atividades artísticas no âmbito acadêmico, com resultados direcionados para a comunidade em geral. Os núcleos formativos do projeto ocorrem aos sábados, no Auditório Maestro Wilson Fonseca e no Espaço de Formação Cultural, ambos situados na Unidade Rondon do Campus Santarém.

A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce); do Instituto de Ciências da Educação (Iced); e do edital Tamba Tajá 2023, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), que em 2023 favoreceu a premiação de propostas individuais e coletivas, nos seus mais variados segmentos e práticas, visando a democratizar o acesso às pautas do teatro em espaços culturais localizados nas demais regiões de integração do estado do Pará.

Serviço: Espetáculo “Desimpério”
  • Data: 7 de dezembro de 2023 (Quinta-feira)
  • Horário: 20 horas
  • Local: Auditório Maestro Wilson Fonseca, Unidade Rondon, Campus Santarém. (Localiza-se na Av. Marechal Rondon, s/n, no bairro Caranazal, próximo ao Shopping Paraíso.)
  • Entrada: Gratuita
  • Lotação: 110 pessoas
  • Textos: “Peça Didática de Baden-Baden Sobre o Acordo”, de Bertolt Brecht (1929), e “O Último Discurso”, do filme “O Grande Ditador”, de Charles Chaplin (1940).
  • Músicas: Banda de post-rock islandesa “Múm”, do álbum “Summer make Good”.
  • Direção: Leandro Cazula
  • Elenco: André Oliveira, Emanuelly Carvalho, Fabiana Bernardo, Flávia Lima, Igor Castro, Karina Vasconelos, Lucas Ramos e Pablo Vasconcelos.
  • Sonoplastia: Mateus Petry
  • Iluminação: Amaury Caldeira
  • Projeção visual: Eduardo Rodrigues
  • Gênero do espetáculo: Épico
  • Classificação: 14 anos
  • Duração: 40 minutos
  • Fomento: Edital Tamba Tajá 2023, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP).
  • Realização: Projeto Iurupari – Grupo de Teatro da Ufopa


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp