16/11/2023 às 11h42min - Atualizada em 16/11/2023 às 11h42min

Vem aí programação do dia da 'Consciência Negra' no município de Óbidos | Portal Obidense

Será nos dias 17 e 18 de novembro na comunidade quilombola Muratubinha, e terá como tema central: ‘Quilombo, lugar de histórias, pertencimento, cultura e identidade’

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Consciência Negra

ÓBIDOS - A programação em alusão ao dia da Consciência Negra em Óbidos, edição 2023 acontecerá na comunidade Muratubinha, região de várzea do município e contará com a participação de lideranças quilombolas, autoridades municipais e comunidade em geral convidada.

Esse ano a edição terá como tema principal: "Quilombo, lugar de histórias, pertencimento, cultura e identidade", ocorrendo em dois dias, sexta-feira (17) com a abertura e continuidade, e sábado(18) com várias programações e encerramento.

O dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro tem como objetivo dar visibilidade a importância de discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país, dando ênfase nos avanços da luta do povo negro e da cultura afro-brasileira.
Portanto, a programação para esses dias em destaque segue a ordem desde o dia 17(sexta-feira) iniciando a partir das 12h às 17 horas com a chegada das embarcações vindas de outras comunidades e que estarão se alojando na comunidade Muratubinha. Dando continuidade às 18 horas com o levantamento dos mastros, em seguida o jantar como momento de partilha das associações.

No dia 18 (sábado), logo cedo a partir das 05 horas acontecerá a alvorada com as folias, 07 horas o café da manhã, às 08:30 abertura oficial do evento com a Assembleia Extraordinária da ARQUIMOB (Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Óbidos). A partir das 12 horas será servido o almoço, às 14 horas retorno com oficinas da temática do encontro.
 
 
Vinculado ao tema central, o encontro também trás o lema: "O quilombo que queremos", um assunto que será discutido entre 5 grupos com temas pré definidos como Educação e Saúde, Pertencimento, Cultura, Identidade, Formações de Lideranças, Articulação Política Quilombola, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Geração de Renda.

No encerramento teremos a derrubada dos mastros, jantar, programação da noite cultural com apresentações e a tradicional seresta quilombola.

A realização desta programação está sob responsabilidade da ARQUIMOB (Associação de Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Óbidos) e ARQUICA (Associação de Remanescentes de Quilombos da Comunidade Arapucú), com a participação de outras associações como ARQUMIM, ACORNECAB, ARQCONGSPAB, ARQUIPA E ACORNEAP, e apoio da Prefeitura Municipal de Óbidos, Malungu e Comissão Pró-Índio de São Paulo.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp