07/11/2023 às 16h12min - Atualizada em 07/11/2023 às 16h12min

Cemitério Israelita torna-se patrimônio histórico de Óbidos | Portal Obidense

O cerimonial de tombamento do cemitério aconteceu nesta terça-feira (07), com a participação de autoridades municipais, representantes do Comitê Israelita do Estado do Pará e Amazonas

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Cemitério Israelita torna-se patrimônio histórico de Óbidos

ÓBIDOS - Mais um ato que entra para história do município de Óbidos, direcionado especialmente à comunidade judaica ou descendentes da mesma. Nesta manhã de terça-feira (07) foi realizado o cerimonial de tombamento do Cemitério Israelita, que agora passa a ser patrimônio histórico do município de Óbidos.

O tombamento do cemitério se tornou possível com o apoio do Poder Legislativo (vereadores), que aprovaram a doação da área ao Centro Israelita do Pará por meio do Decreto 284/2023. Atualmente o Cemitério Israelita está localizado na rua Deputado Raymundo Chaves bairro de Santa Teresinha, trecho esse onde também está localizado o Cemitério Municipal São João Batista.



História do Cemitério Israelita

O cemitério Israelita com mais de 105 anos de existência no município de Óbidos no Oeste do Pará possui uma história rica e fascinante, o cemitério é considerado um dos mais antigos do Brasil e data do século XIX quando a comunidade Judaica chegou à região para melhores condições de vida.

Os judeus se tornaram parte fundamental na cidade de Óbidos, isso muito por conta da contribuição na economia, e não deixando a tradição de lado trouxeram junto a eles seus costumes, rituais religiosos e culinária.


Atualmente o Cemitério Israelita do Município de Óbidos possui 19 supulturas, e está sob responsabilidade de judeus que ainda residem no município ou possuem descendentes que mantém viva a cultura judaica, um exemplo é o empresário Jaime Belicha.

"É um ato histórico aqui no Estado do Pará, é o primeiro tombamento oficial com processo concluído entre os 10 cemitérios espalhados pela região. Esse processo começou no Amazonas, a Câmara Municipal e Prefeitura deram apoio pra gente, e assim torna-se  primeiro registro oficial no livro de tombamentos do município, um ato histórico." Disse José Jaime Belicha (Representante do Centro Israelita do Pará).

O ato contou com a inauguração da placa do cemitério, se estendendo com os agradecimentos dos presentes, bem como Prefeito de Óbidos, Secretário Municipal de Cultura, Vereadores, Bispo Diocesano de Óbidos Dom Bernardo Johannes, Representantes do Centro Israelita do Pará e Amazonas e demais pessoas que compõem a comunidade judaica.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp