26/10/2023 às 09h57min - Atualizada em 26/10/2023 às 09h57min

I Festival Açaí Pará valoriza cadeia produtiva do fruto com ampla programação na capital

O evento, que se inicia nesta quarta-feira (25), é uma iniciativa da Sedap que objetiva preservar, promover e divulgar a cultura regional

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Reprodução

PARÁ - Com a proposta de valorizar todos agentes que atuam na cadeia produtiva do açaí e divulgar a cultura regional, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), realiza a partir desta quarta-feira (25) o I Festival Açaí Pará, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Ao total, 53 expositores, entre batedores, produtores, fabricantes de maquinários de açaí, chefs de cozinha, empresas que trabalham no segmento, entre outros participarão do evento inédito. Além da capital, participam representantes de diversos municípios do Estado, entre eles, os que se destacam como tradicionais produtores de açaí, como Igarapé-Miri e Abaetetuba, por exemplo.

"Trata-se de uma programação inédita, o público vai poder conferir tudo que o nosso açaí, que é a nossa principal cultura do estado, tem de bom. Teremos, além da exposição dos produtos, com a participação dos nossos batedores, palestras que tratarão de temas como manejo de várzea e de terra firme, aferição que será repassada pelo Inmetro, práticas e processo do açaí que serão repassadas pela Sespa, entre outros", informou o diretor de Feiras e Mercados da Sedap, Manoel Rendeiro.

A cerimônia oficial que marcará o início das atividades, às 18h, com a presença de autoridades e representantes dos órgãos públicos e convidados, mas a partir das 16h o público já poderá acessar o Hangar para conhecer o trabalho dos expositores.

A partir das 19h, os visitantes poderão participar, também, da aula show, com a presença de renomados chefes de cozinha. O primeiro dia de evento será animado com a apresentação do cantor, compositor e guitarrista Felix Robatto e banda.

Degustação de diferentes variedades de açaí, demonstração de técnicas e processamento do fruto, apresentações culturais, oficinas e palestra sobre plantio, extração, tratamento, comercialização e os benefícios nutricionais do açaí e sua aplicação na culinária e demonstração de novas tecnologias e técnica de manejo do açaí também são algumas das atividades previstas nos dias de evento.

Encerramento- Rendeiro destacou, também, que I Festival Açaí Pará será realizado nos dois primeiros dias no Hangar, mas o encerramento da programação, no dia 27, será na Feira do Açaí. O evento iniciará ainda de madrugada, por volta das 4h, e seguirá até às 09h. O objetivo de iniciar antes mesmo dia amanhecer é para acompanhar e envolver nas ações os trabalhadores que dia a dia abastecem a capital com o tradicional fruto.

Além da atração musical, que terá o cantor Pinduca, o público poderá degustar o "avoado" que é o tradicional peixe assado com açaí.

O Festival Açaí Pará é uma parceria da Sedap com o Instituto Ver-o-Peso e o Instituto de Desenvolvimento e Tecnologia da Amazônia (IDTAMA).

Serviço: O I Festival Açaí Pará será realizado nos dias 25 (das 16h às 22h) e 26 (das 14h às 22h) no Hangar, e no dia 27, na Feira do Açaí, de 4h da manhã às 9h. Toda a programação é gratuita. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp