10/10/2023 às 13h53min - Atualizada em 10/10/2023 às 13h53min

Porto de Moz é Bicampeã da Copa Oeste do Pará | Portal Obidense

Com o placar de 2 a 0 os porto-mozenses emplacam o segundo titulo derrotando o mesmo adversário

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Porto de Moz é Bicampeã da Copa Oeste

OESTE DO PARÁ - O tiro curto da edição da Copa Oeste do Pará esse ano contou apenas com 4 seleções, e Óbidos ao participar desse quadrangular decisivo junto ao selecionado de Porto de Moz chegaram a grande final que aconteceu no último domingo (08) na cidade de Prainha-PA, decisão realizada no estádio Jader Luís.

Em jogo bastante disputado, a seleção de Porto de Moz entrou em campo ligada nos 220 volts, e no primeiro tempo abriu o placar com o jogador Bruninho grande destaque da partida.

Óbidos, abatido pelo gol sofrido tentou chegar na meta adversária, porém não conseguia a finalização que precisava para empatar, e o jogo finalizou o 1 tempo com o placar a favor de Porto de Moz.

No retorno para  a segunda etapa, Óbidos entrou um pouco mais determinado, buscando jogadas ofensivas pelas laterais do campo, porém o predestinado Bruninho da seleção de Porto de Moz fez um verdadeiro salseiro na zaga Obidense e acabou marcando o 2º gol a favor de sua seleção, ai as esperanças de Óbidos se tornar tetracampeão da Copa Oeste foram diminuindo até o apito final.

Com o placar de 2 a 0, Porto de Moz conquistou o bicampeonato em cima de Óbidos que com esse resultado amargura duas finais de Copa Oeste sendo derrotado pela mesma seleção (2019 e 2023).



Leia também – Óbidos na final da copa oeste de 2023

O cerimonial de entrega de medalhas e troféus aconteceu na sequência após o fim da partida, sendo Óbidos ficando com o troféu de vice-campeão e um prêmio de 8 mil reais, e Porto de Moz com seu troféu de campeão e um prêmio no valor de 10 mil reais.

Porto de Moz

Cidade de origem indígena chamada de Porto de moz (Porto de Pedra) pelos índios Monturús. Em 1635 uma expedição dos Jesuitas liderada por Pedro Teixeira fundou a vila de Porto de moz. A aldeia indígena ficou conhecida como o bairro de Maturu.

As origens da atual sede do Município são encontradas no aldeamento Muturu, estabelecido pelos capuchos de São José, em data que a tradição indica, como 1639.

Segundo o quadro de divisão territorial, de 31 de dezembro de 1937, oito distritos compunham Porto de Moz: o da sede e os de Alto Xingu, Aquiqui, Souzel, Tapará, Pombal, Veiros e Vilarinho do Monte. Pelo quadro anexo ao Decreto-Lei nº 2.972, de 31 de março de 1938, era constituído de 4 distritos: Porto de Moz, Souzel, Vilarinho do Monte e Veiros.

Em face do Decreto-Lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, que estabeleceu a divisão para o período 1939-1943, pertenceu como os mesmos distritos, apesar de o distrito-sede haver perdido para Vilarinho do Monte o território da zona de Tapará.

Atualmente, possui somente 3 distritos: Porto de Moz (sede), Vilarinho do Monte e Vieiros.



 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp