05/10/2023 às 08h14min - Atualizada em 05/10/2023 às 08h14min

Prefeitos de todas regiões vão ao TCU contra redução de repasses

Milhares de prefeitos estiveram no evento da Confederação Nacional de Municípios

Da Redação
Plemo News

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Ato foi promovido pela Confederação Nacional de Municípios Foto: Ruy Afonso / Agência CNM

BRASIL - O evento começou nesta terça-feira (3) e, entre as diversas atividades, os participantes foram até o prédio do Tribunal de Contas da União (TCU) para protestar contra a redução dos repasses federais aos municípios.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, incentivou os prefeitos a caminharem até o TCU para combrar respostas e, depois, foram até o Congresso Nacional.

– Estamos aqui em paz, em busca de soluções para enfrentar essa crise, esse cenário, não precisamos usar armas, precisamos nos unir e mostrar nossa força – diz Ziulkoski.

O presidente da Confederação mostrou os números da queda de repasses. Entre os exemplos apresentados está o valor destinado para a Assistência Social que, no orçamento da União para 2023 é o mesmo enviado em 2015 para o Sistema Único de Assistência Social (Suas).

– São quase dez anos de provisão de serviços e um orçamento que não consegue superar cenários políticos, deixando vulnerável a sustentabilidade da rede de serviços socioassistenciais com demandas sempre crescentes – pontuou.

Outras áreas também sofrem defasagem de repasses, como Educação e Saúde. Assim, os municípios arcam com valores maiores que a União, prejudicando suas economias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp