02/10/2023 às 15h09min - Atualizada em 02/10/2023 às 15h09min

Lula sinaliza veto ao marco temporal, e Congresso diz estar pronto para invalidar ação presidencial

Pautado sob a agenda progressista, Lula buscará preservar sua imagem no exterior entre lideranças de esquerda.

Da Redação
Conexão Política

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Reprodução/ Internet

BRASIL - O Palácio do Planalto já prepara medida de veto ao projeto de lei que institui o marco temporal para a demarcação de terras rurais, aprovado por ampla maioria no Congresso e com apoio de parte expressiva da base.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve barrar o texto na íntegra, de acordo com interlocutores do petista. A ação é uma forma de reagir o que, para a ala lulopetista, trata-se de gestão ofensa.

Como mostrou o Conexão Política, a norma endossada pelos senadores já havia sido aprovada pela Câmara no fim de maio. As duas Casas concordaram em dar aval ao marco temporal. No entanto, em atropelo ao Legislativo, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) formam maioria para derrubar as demarcações de terras rurais.

Caso o veto se concretize, o Conexão Política apurou que o Congresso irá revidar à altura. Parlamentares ouvidos por este jornal digital dizem que o Executivo levará ‘rasteira trocada’, sinalizando que o veto não terá poder algum, já que eles atuarão para invalidar a manobra presidencial.

Os congressistas dizem que manterão o texto aprovado por eles, já que possui representatividade popular e tem total atribuição sobre a legislação.

Ainda não há previsão de uma intervenção de Lula sobre o tema. Questionado sobre o assunto nesta quinta-feira (28), o mandatário não quis comentar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp