20/12/2016 às 00h00min - Atualizada em 20/12/2016 às 00h00min

No verão, cuidados que devemos ter para evitar dores de garganta

Por: Walmir Ferreira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

ÓBIDOS - Quase um sinônimo de férias, o verão é a estação da alegria, diversão... e para aproveitar o que ele tem de melhor é importante não se descuidar da saúde, inclusive da saúde vocal.

É bastante comum que altas temperaturas, exposição prolongada aos raios UV, excessos no consumo de bebidas alcoólicas, a desidratação e outros fatores característicos dessa estação acabem gerando uma sobrecarga no aparelho ‘fonatório’, causando desde rouquidão e variações na fala até mesmo fortes dores na garganta e inflamações que podem comprometer severamente algumas estruturas.

Quem nunca perdeu alguns dias de verão por conta de problemas na garganta? Faringite, amigdalite, laringite são algumas das patologias mais conhecidas com as quais os mais desavisados e menos prevenidos acabam se deparando durante a estação. Em todas elas se observa o fator comum de prejuízos à fala e, portanto, à comunicação.

Para evitar perder a voz e passar o Verão limitado aos aplicativos de mensagens ou pior, para evitar ficar longe da alegria da estação acometido por fortes dores de garganta, algumas dicas importantes podem ser observadas.

- Manter-se bem hidratado tomando no mínimo dois litros de água por dia, em pequenos goles intervalados, principalmente quando estiver conversando, cantando... Fazendo uso da voz;

- Evitar o fumo e o consumo excessivo de álcool;

- Evitar exposição excessiva ao sol, principalmente nos horários entre 10 e 16 horas;

- Evitar o uso excessivo da voz, moderando frequência, intensidade e volume da fala tanto no trabalho quanto nos ambientes de lazer, além de dormir bem para manter sua imunidade preservada e, de quebra, proporcionar um merecido descanso para sua voz.

Em todos os casos, dores de garganta recorrentes associadas a episódios de febre, sangramento e inchaço no local deverão ser levadas ao conhecimento do otorrinolaringologista.

“Quanto mais precocemente se iniciar o tratamento, maiores as possibilidades do pronto reestabelecimento do paciente. ” Alerta Kelliane Lopes, Fonoaudióloga.

Muita coisa pode até te deixar “sem ter o que falar” nesse Verão, mas convenhamos, a dor de garganta não pode ser uma delas. Para outras dicas de prevenção e tratamento de problemas que envolvam a fala e a comunicação oral, procure imediatamente um profissional de fonoaudiologia.

“Ele saberá exatamente como lhe orientar para que você aproveite ao máximo tudo que a estação da alegria tem de melhor. Lembre-se, a alegria do Verão não pode esperar! ” Informa a Dra. Kelliane.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp