19/09/2023 às 14h23min - Atualizada em 19/09/2023 às 14h23min

Rede de Proteção da Criança e adolescentes de Óbidos passa por capacitação do Ministério Público do Trabalho | Portal Obidense

A formação é voltada ao combate do trabalho infantil no município

Rodrigo Rodrigues
Ascom-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Odirlei Santos/Ascom-PMO
ÓBIDOS - Hoje (19) no auditório da Escola Municipal Dom Floriano Loewenau, foi realizada uma formação ofertada pelo Ministério Público do Trabalho, cujo objetivo é a preparação de servidores ligados a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes e membros da rede de Proteção da Criança e adolescentes de Óbidos, para fortalecer o combate ao trabalho infantil.

“Estamos aqui com um promotor do Ministério Público do Trabalho. Ele está trabalhando com a rede de atendimento a criança e adolescente com o tema trabalho infantil. Então aqui estão presentes as equipes da saúde, educação, assistência social, toda a rede que trabalha na proteção da criança e adolescente do nosso município”, explicou Aldanete Farias, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social de Óbidos.



 
A titular da Semdes, ainda informou que as palestras são para corroborar com as políticas públicas implementadas pelo município referentes as ações implementadas pelo município no combate ao trabalho infantil. “A gente sabe que o trabalho infantil ainda é uma realidade no país e também aqui em nosso município, não visível como antigamente, porem existe casos. Nós recebemos muitas denúncias no conselho tutelar e no CREAS, narrando a existência de crianças e adolescentes fazendo trabalho doméstico, as vezes deixando de estudar, casos em que menores são usados pra vendas drogas, adolescentes explorados sexualmente, são inúmeras denúncias que chegam até os nossos equipamentos e, a gente precisa estar formando, capacitando todos os servidores, toda a equipe que trabalha com essa faixa etária de crianças e adolescentes, para juntos combatermos e erradicarmos de vez o trabalho infantil no nosso município’, frisou.
 
O Ministério Público do Trabalho, esteve representado pelo procurador Igor Oliveira, que conduziu a capacitação e revelou porque Óbidos foi escolhida para receber a formação. “Realizamos a articulação junto aos municípios, para fazer esse tipo de ação. Óbidos foi escolhido por dados estatísticos que foram colhidos em 2016 pelo IBGE, foi identificado alguns tipos de omissões e a gente Óbidos pra abrir esse promocional que é uma campanha, não é investigação, não é nenhum tipo de ação repressiva. A capacitação foi muito bem recebida pela secretaria que organizou a nossa estrutura para esse momento de orientações”, Informou.
 
Oliveira, ainda destacou o conteúdo que foi usado para apresentação na temática da capacitação. “Nós trabalhamos com um material que a gente usa em Brasília, o Ministério Público Federal usa no país inteiro, então essa capacitação feita aqui em Óbidos a mesma que a gente fez semana passada na capital de São Paulo. Óbidos foi escolhido para essa ação e muito me orgulha ter vindo aqui, conhecer a cidade, nós do MPT buscamos realmente levar essa capacitação para os lugares que mais precisam”, finalizou.
 
O Prefeito Jaime Silva Participou do evento e colocou o Governo Municipal a disposição do MPT, para fortalecer essa parceria com o objetivo de ampliar as ações de combate ao trabalho infantil em Óbidos. “Nosso agradecimento ao MPT pelas orientações, estamos sempre a disposição para fazer um trabalho mútuo aqui, não só em relação ao trabalho infantil, mas também em outras áreas também de atuação do Ministério do Trabalho” disse o Gestor Municipal.
 
Os próximos passos, é implementação de ações na pratica, que permitam a rede de proteção ampliar a sua atuação frente de combate ao trabalho infantil.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp