11/09/2023 às 10h18min - Atualizada em 11/09/2023 às 10h18min

Programação na Arena das Artes anima a criançada na Feira do Livro e das Multivozes

Entre os destaques do espaço Arena das Artes está uma grade de contação de histórias, atividade lúdica

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Ag. Pará

PARÁ - As crianças que estiveram presentes na Feira do Livro, na manhã do domingo (10), contaram com um lugar todo especial: a Arena das Artes, um cantinho cultural pensado e projetado especialmente para o público infantil. Contação de histórias de forma cênica, teatros de bonecos e shows musicais animaram os pequenos, que lotaram o espaço.

Para Calebi Brito, de 7 anos, que participou do ‘Contos para Crescer: Contação de Histórias de Forma Cênica’, a programação está muito divertida. “Tô achando tudo muito incrível. Adorei e vou chamar meus amigos para virem também”. Além de assistir a apresentação, Calebi dançou e curtiu o show musical na Arena das Artes.

Contação de histórias

Entre os destaques do espaço Arena das Artes está uma grade de contação de histórias, atividade lúdica que oferece uma contribuição da leitura que vai além da esfera da educação, que auxilia na formação de cidadãos críticos e reflexivos. Trata-se de uma programação planejada pela Fundação Cultural do Pará (FCP), que possui um trabalho de incentivo e fomento à leitura nos municípios paraenses, o "Leitura por todo o Pará".

“Diante das várias expressões do multiculturalismo paraense, a Fundação Cultural é idealizadora e parceira de iniciativas transformadoras na área da leitura e da literatura, fortalecendo instituições e valorizando a cena do livro paraense, seja por meio de editais voltados para o fomento da produção bibliográfica e para o fortalecimento de boas práticas na área da leitura e literatura, em espaços como escolas e bibliotecas; seja em ações de promoção da circulação do livro, garantindo a formação de leitores das obras produzidas em nosso Estado. Assim, não poderíamos deixar de participar desta linda programação”, comentou o presidente da FCP, Thiago Miranda. 

A pedagoga Monique Lopes, técnica em Gestão Cultural da Fundação, contou para as crianças a história “O Monstro das Cores e as Nossas Emoções”. A atividade é uma forma lúdica de ensinar sobre vários aspectos emocionais para crianças e seus pais. “O objetivo é ensinar a criança a reconhecer aquela emoção, além de ensinar seus pais a também saberem como agir diante das reações das crianças, a entenderem as determinadas emoções. De um modo geral, os pais são protagonistas no sentido de ajudar a mediar como que vai lidar com essas emoções”, explica.

Para a mãe Cintia Maia, passar ensinamentos para as crianças por meio das histórias é uma forma eficaz e divertida. “Estou gostando muito da programação. Achei que trouxeram temas interessantes para contar de forma lúdica, que é como deve ser com crianças, pois do contrário não atrai a atenção delas”.

Mariana Maia, de 4 anos, que participou da programação da Arena das Artes sobre sua participação. “Foi incrível brincar aqui. Quero voltar”, resumiu a pequena.

Para a bibliotecária da FCP e da Usina da Paz de Canaã dos Carajás, Leila Lemos, que também foi mediadora da programação, a contação de história tem a importância de promover a criatividade, o incentivo à leitura, fazer também com que, por meio do apreço à escrita e à leitura, as crianças possam aumentar seu vocabulário falado e escrito, além de ter uma percepção de mundo melhor. “Uma criança que lê tem mais oportunidade de refletir a respeito do que ela está lendo, o que incentiva sua criatividade e o senso crítico”, avalia. 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp