08/09/2023 às 14h24min - Atualizada em 08/09/2023 às 14h24min

Estado inicia obras de pavimentação da vicinal Cuamba, que liga Monte Alegre a Alenquer

A autorização foi assinada pelo governador Helder Barbalho. Obra é essencial para integrar os municípios e escoar a produção

Da Redação
Portal Obidense

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto Ag.Pará

PARÁ - O Governo do Pará iniciou nesta quarta-feira (6) as obras de construção e pavimentação dos 53 quilômetros da vicinal Cuamba, na região do Baixo Amazonas, oeste paraense. A Ordem de Serviço (OS) foi assinada  pelo governador Helder Barbalho durante agenda de trabalho na região.

“Estamos aqui iniciando mais uma importante obra de integração, fazendo com que essa região possa aproximar a cidade de Monte Alegre de Alenquer a partir da integração da PA-255 com a PA-427, encurtando distâncias e garantindo o fluxo de pessoas com segurança, diminuindo tempo de viagem e fazendo o escoamento  da produção. Um investimento em 53 quilômetros de asfalto, fazendo com que essa região da Calha Norte possa se desenvolver cada vez mais”, destacou o governador.

A vicinal Cuamba interliga os municípios de Alenquer e Monte Alegre, e pela primeira vez receberá asfalto em toda a sua extensão.

Segundo Adler Silveira, titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), órgão responsável pela obra, o investimento supera R$ 100 milhões. “É uma obra feita em uma região por onde passa a produção da agricultura familiar. Por aqui passa a produção do limão e da agropecuária, que vem trazendo desenvolvimento econômico para essa região. Um investimento do Governo que transforma a vida das pessoas, tirando essas pessoas da poeira, no verão, e da lama, no inverno, e fazendo que tenhamos estrada de qualidade, com mais segurança e estrutura digna para quem vive nessa região”, disse Adler Silveira.

Celeridade - Para dar agilidade ao trabalho, a obra foi dividida em três lotes: dois de 17 quilômetros e o terceiro de 18,82 quilômetros de extensão, todos localizados entre o entroncamento da PA-255 ao entroncamento da PA-427, em Alenquer.

Serão investidos quase R$ 110 milhões na construção e pavimentação da vicinal Cuamba, que tem quatro pontes, duas em concreto e duas em madeira. Estas devem ser substituídas por concreto durante a obra.

O agricultor Aldemar Passos disse que toda a comunidade da região aguardava com muita expectativa o asfaltamento da vicinal. “A gente tinha tanta esperança que saísse, e agora a gente já está vendo o início da obra, que significa muitas coisas boas para a gente, com acessos melhores. Também a poeira e a lama que diminuem na época de chuva. Com certeza, a obra vai trazer grandes melhorias para a gente”, ressaltou Aldemar.

Segurança jurídica - Em Alenquer, na mesma região, também houve entrega de Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) Jurídica para a Associação de Produtores Extrativistas e Pescadores do município; de CAF, carteiras de produtora e Cadastro Ambiental Rural (CAR) para a fomentar a cadeia produtiva da mandioca, e de CAF e carteira de produtora para olericultura.

Eracildo Oliveira Maia, presidente da Associação de Produtores Extrativistas e Pescadores de Alenquer, disse que a documentação confere à entidade segurança jurídica para buscar participação em projetos dos governos estadual e federal, e em outras entidades ligadas a esse tipo de atuação.

“Isso permite à população de Alenquer, e de todo o Estado do Pará, acesso a produtos de qualidade para a merenda escolar, por exemplo, que são livres de agrotóxicos, cuja produção foi feita em concordância com a preservação do meio ambiente. Sem contar que isso é a forma de garantir que esses trabalhadores da agricultura familiar possam ter acesso à renda”, informou.

Moradora de Monte Alegre, Helena Rodrigues da Costa, que faz parte da cadeia produtiva da mandioca, destacou a importância do acesso à assistência técnica ofertada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

“A gente vai adquirindo base para trabalhar melhor por conta dessa articulação do governo, que garante o acesso à assistência”, completou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp