30/08/2023 às 08h43min - Atualizada em 30/08/2023 às 08h43min

Alenquer revive Festival Folclórico de Zé Matuto e Matutando | Portal Obidense

Após décadas sem ser realizado, o festival retornou a ser um dos principais eventos culturais do povo Ximango. As apresentações ocorreram no último sábado 26 de agosto

Por: Marcelo Luíz

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Folclórico de Zé Matuto e Matutando

ALENQUER - O Festival Folclórico de Zé Matuto e Matutando voltou a ser um dos principais eventos culturais da cidade de Alenquer no Oeste Paraense, isso porque retornou com seu espetáculo após vários anos em que as apresentações estavam apenas no inconsciente dos brincantes e da população Ximanga.

Através dos esforços da Prefeitura Municipal de Alenquer por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o Festival Folclórico aconteceu no último sábado (26), após um longo período de paralisação, Zé Matuto e Matutando levaram ao público presente toda sua história sendo representada por seus integrantes e seus respectivos mascotes, bem como a Arara e a Águia, ambos simbolizando a luta pela preservação da fauna e da flora.



Essa cultura folclórica teve início em meados da década de 80, quando as agremiações desfilavam pelos centros culturais do município fazendo referência ao mês do folclore (agosto), e ao decorrer dos anos iniciou uma disputa entre os grupos que nos dias atuais registram que o grupo Zé Matuto tem 4 títulos e o Matutando 1 título.

Esse ano foi realizado apenas as apresentações sem disputa, de acordo com o Prefeito de Alenquer Tom Farias, uma forma de reviver o espetáculo mas que para o ano de 2024 será feito como no passado, com a disputa entre as agremiações.

Após as apresentações ainda foi possível prestigiar o grande show de Pinduca o Rei do Carimbó, que abrilhantou o evento com suas músicas e contribuiu também com o resgate dos matutos.




Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp