19/08/2023 às 10h09min - Atualizada em 19/08/2023 às 10h09min

Em Óbidos, Dia ‘D’ da campanha ‘agosto Dourado’ intensifica ações de conscientização sobre o aleitamento materno

Profissionais de saúde que atuam nas ações de promoção ao aleitamento materno realizaram uma manhã de atividades com as mães atendidas pelas UBSs

Por: Érique Figueirêdo
ASCOM-PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Em Óbidos, Dia ‘D’ da campanha ‘agosto Dourado’ | Fotos: Odirlei Santos/ ASCOM-PMO

ÓBIDOS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Óbidos, realizou na sexta-feira (18), o Dia “D” da campanha “Agosto Dourado” que tem como objetivo sensibilizar a população em geral sobre a importância da amamentação, para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil.

Uma série de atividades foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das zonas urbana e rural, relacionadas ao tema da campanha: “Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”.

Simultaneamente as UBSs realizaram no período da manhã, atividades de educação em saúde com foco na orientação do aleitamento materno exclusivo; alimentação complementar até os dois anos da criança, troca de experiências entre as participantes. O momento contou ainda com o sorteio de brindes e a certificação simbólica para as mães que conseguiram chegar ao sexto mês do seu bebê com exclusividade no aleitamento.



A secretária de Saúde, Selma Caetano, lembrou da necessidade de reforçar as orientações para as mães que diariamente são atendidas pela rede municipal.

“Toda mãe sabe da sua dedicação maior em alimentar o filho nos primeiros anos de vida, algumas não conseguem por questões de saúde outras pela rejeição do próprio bebê. Mas, o nosso foco é mostrar como fazer o aleitamento de forma correta, orientar sobre alimentação complementar, sobre como a família daquela criança pode ajudar nessa tarefa tão indispensável para as nossas crianças. Esse trabalho seguirá nas nossas unidades em todo o município”, destacou Selma.



A importância

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode ter. É de fácil digestão e promove um melhor crescimento e desenvolvimento, além de proteger contra doenças. Mesmo em ambientes quentes e secos, o leite materno supre as necessidades de líquido de um bebê.

Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Nesta sexta-feira, além das ações do Dia “D”, foi entregue também as fotos do ensaio fotográfico realizado com as mães atendidas pelas UBSs, na programação de abertura do “Agosto Dourado”. 

Em casos de dúvidas, mães e familiares podem buscar orientações em qualquer uma das unidades de saúde, localizadas na cidade ou no interior, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 



Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp