07/07/2023 às 10h29min - Atualizada em 07/07/2023 às 10h29min

Seaster incentiva cultura paraense na Feira de Artesanato (Fenearte), em Pernambuco

Evento é o maior do segmento na América Latina, e seguirá até o dia 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Foto: Divulgação

PARÁ - A Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina, começou no último dia 5 e vai até dia 16 de julho, em Olinda-PE, no Centro de Convenções de Pernambuco. Em sua 23º edição, o tema é Loiceiros de Pernambuco. 

Representantes da cultura paraense participam da feira com o incentivo institucional da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), através do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), criado em 1991. O programa coordena e desenvolve atividades que valorizem o artesão brasileiro, e elevem o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.

“Temos dois eixos que são de extrema importância, um cultural e outro econômico. O Cultural é importante a gente mostrar para o Brasil e para o mundo que o estado do Pará tem peças que retratam muito bem a identidade de um povo amazônico, nós temos produtos de artesanato que é genuinamente paraense como Miriti, Patchouli e a própria cerâmica Marajoara que retrata uma história e que tem um significado. O segundo eixo é o econômico, é importante a Seaster pensar na política pública, fortalecer o empreendedorismo e por sua vez gerar renda aos artesãos paraenses”, comentou Silvia Reis, coordenadora de Empreendedorismo e Economia Solidária.

A secretaria defende a participação do artesão paraense como forma de consolidar a visibilidade do artesanato enquanto setor econômico de forte impacto no desenvolvimento das comunidades, e disseminar a cultura regional em território nacional.

“Sou percussionista e artesão. Trabalho com instrumentos que remetem à cultura musical, especificamente o carimbó, trouxe o curimbó, o agogô, pau de chuvas entre outros, que são instrumentos muito fortes dentro da cultura paraense. Participar de uma feira como esta é trazer visibilidade para o nosso Estado e isso é fantástico. Então a gente se prepara, a gente sonha para ter a oportunidade de participar. Já são sete anos que eu participo e é mais um ano que estou aqui representando o meu Estado para o mundo", disse Alexandre Paulemy artesão paraense.

Com a exposição na feira, os profissionais de artesanato têm a possibilidade de comercialização dos produtos paraenses. “A Fenearte é uma das maiores feiras nacionais é uma oportunidade de comercialização e exposição e visibilidade da cultura paraense. A Seaster, através do Programa do Artesão Brasileiro, é uma grande incentivadora dos artesãos nesses 12 dias de feira, os artesãos receberam ajuda de custo e de passagens", afirmou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

"A Seaster veio como uma porta para que esses profissionais exponham o Estado através do artesanato. Isso é um espaço de comercialização, abertura de mercado e representatividade paraense ", ressaltou Vitória Barros, que é gerente de Empreendedorismo e Economia Solidária.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp