04/07/2023 às 16h10min - Atualizada em 04/07/2023 às 16h10min

Comunidade Arapucú sediará o encontro ‘Raízes Negras’ | Portal Obidense

Os Encontros Raízes Negras já são uma tradição entre os quilombos do Baixo Amazonas

Por: Elton Pereira

Portal Obidense  Publicidade 790x90

Comunidade Arapucú sediará o encontro ‘Raízes Negras’
 

ÓBIDOS – Esse será o 12º Encontro Raízes Negras que deve acontecer neste ano de 2023, com o lema “Tenho Raízes e não nego minha Origem”, o evento está marcado para ocorrer entre 14 e 16 de julho no Quilombo Arapucu, em Óbidos (PA), todos os preparativos já estão bastante adiantados pela coordenação que busca realizar um grande evento com a presença de representatividades que lutam pelos povos quilombolas e demais lideranças.

“Estamos trabalhando com o objetivo de realizar um dos maiores eventos Raízes Negras, para isso, já agradecemos nossos amigos que fazem parte da ARQMOB (Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Óbidos-PA), pelo apoio na realização do encontro Raizes Negras e também agradecer nossos amigos comunitários do Arapucu, que deve receber o evento durante 3 dias”, destacou o Presidente da ARQMOB, Douglas Sena.

A programação conta com a formação de uma mesa de discussão, tendo como mediador um professor da UFOPA, presença de convidados da MALUNGU (Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos), Caritas Regional, Pastoral Afro Brasileira-STM e outras representações.

 
Uma das prioridades do evento é fortalecer, manter e ampliar o diálogo entre as associações quilombolas, os entes federativos e as instituições afins. Dessa forma, busca-se o fortalecimento do movimento e a efetivação dos direitos já adquiridos pelos quilombolas. Outro aspecto importante do encontro é o empoderamento das crianças, jovens e mulheres no movimento quilombola. A formação de novas lideranças e a continuação das lutas do povo quilombola são fundamentais para o fortalecimento e a perpetuação da causa.
 
A elaboração de propostas para o acompanhamento dos processos de titulação dos territórios quilombolas também está na pauta do encontro. Além disso, serão discutidas as estratégias para a implementação de políticas de crédito, fomento e outros benefícios para os territórios já titulados e aqueles que estão em processo de titulação.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp