01/07/2023 às 14h49min - Atualizada em 01/07/2023 às 14h49min

Parintins 2023: Transmissão da 1ª noite do 56º Festival de Parintins emociona torcedores no Largo de São Sebastião

Transmissão da disputa entre os bumbás Caprichoso e Garantido também acontece no sábado e domingo (1º e 02/07)

Da Redação
Ag. Amazonas

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Antonio Lima

MANAUS - A primeira noite de transmissão do 56º Festival de Parintins, que aconteceu nesta sexta-feira (30/06), emocionou os torcedores que acompanharam o espetáculo ao vivo no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. A disputa entre os bois-bumbás Caprichoso e Garantido reuniu os brincantes apaixonados que animaram um dos principais pontos turísticos da capital. A transmissão também acontece no sábado e domingo (1º e 02/07).

A iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A programação alternativa é gratuita para os brincantes no período do Festival na Ilha Tupinambarana. Este ano, pela primeira vez, o Estado também transmitiu a Festa dos Visitantes no Largo.

Para recepcionar o público no espaço, uma estrutura com telão foi montada, além de cadeiras e reforço na segurança. De acordo com a Secretaria de Cultura, a transmissão atende aos pedidos daqueles que não conseguiram ir a Parintins. Esta é a segunda transmissão do Governo do Estado, que deve continuar acontecendo nos próximos festivais.

Mesmo que o público tenha assistido ao espetáculo em telões no Largo São Sebastião, torcedores não deixaram a animação de lado, Geremias Silva, de 37 anos, torcedor do boi Garantido, que abriu a primeira noite do Festival, contou que a emoção chega próximo de estar presencialmente na Arena do Bumbódromo.

“Meu desejo era estar em Parintins, porque eu vou todo ano. Mas vim assistir na frente desse ícone que é o Teatro Amazonas, através desse telão, graças ao Governo do Estado, que fez uma estrutura maravilhosa. Estou com todas as toadas na ponta da língua. A gente canta, a gente dança, a gente grita, isso é emoção”, disse o torcedor.

A estudante Aysha Cabral, 19, veio com um grupo de amigos prestigiar o Festival. Ela que é torcedora do boi Caprichoso, que encerrou a primeira noite, explicou que a rivalidade no grupo é bem tranquila, mas que está confiante da vitória azulada este ano. 

“Quando um está na Arena, o outro quieta, e assim vamos nos divertindo. A nossa cultura é tão forte que chega ao estado inteiro. Estou muito feliz de estar aqui prestigiando o boi que eu amo. Estou muito ansiosa, mas confiante, tenho certeza que o Caprichoso vai levar o título este ano”, enfatizou a torcedora.

Regras das torcidas

Assim como acontece na Arena do Bumbódromo, em Parintins, no Largo de São Sebastião algumas regras foram criadas pelos próprios brincantes: no momento da apresentação de um boi, os torcedores ocupam as cadeiras posicionadas em frente ao telão e os brincantes do contrário permanecem em total silêncio. Ao final do espetáculo, os torcedores do outro boi assumem as cadeiras para assistir à transmissão.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp