27/06/2023 às 11h49min - Atualizada em 27/06/2023 às 11h49min

‘Coração Junino’ vence Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas de Óbidos

Seis grupos participaram da disputa que contou com representantes de Óbidos, Oriximiná e Monte Alegre

Por: Érique Figueirêdo e Jailton Santos
ASCOM/PMO

Portal Obidense  Publicidade 790x90

‘Coração Junino’ vence Concurso Intermunicipal de Quadrilhas - Foto: Odirlei Santos/ Divulgação/ ASCOM/PMO
ÓBIDOS - A quadrilha “Coração Junino” de Óbidos, foi a grande campeã do 2º Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas do Arraiá dos Pauxis 2023, conquistando o título pela segunda vez.
 
A disputa que contou com a participação de seis grupos das cidades de Óbidos, Oriximiná e Monte Alegre aconteceu no sábado (24), na última noite do evento, realizado pela Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcut).

 
A Praça da Cultura, no Centro da cidade, recebeu milhares de pessoas, que chegaram cedo para acompanhar as apresentações que foram avaliadas por um corpo de jurados, formado por cinco pessoas com experiência em concursos regionais.


 
A primeira a se apresentar foi a quadrilha junina obidense, Brincando de São João, com o tema: “Pescador de Sonhos”, fazendo referências às lendas amazônicas.
 
A estreante no concurso obidense, veio de Monte Alegre, a Realeza Junina foi a única concorrente que não apresentou cenário para a defesa do tema: “Um baile real em noite de São João”. Mesmo assim, os brincantes animaram os espectadores, que aplaudiram bastante a evolução das coreografias ao longo da apresentação.


 
A terceira apresentação foi de uma das representantes de Oriximiná, a quadrilha junina Baila Comigo que empolgou o público com o tema: “Isabel Penha, a força da fé que se fez cultura em Oriximiná”, unindo a figura do homem à natureza na busca da comunhão com uma verdade espiritual, por meio de experiências diretas ou intuitivas, que marcam uma relação íntima com Deus ou com a espiritualidade.


 
A quadrilha “Lumi’Arte” Junina, também de Oriximiná, fez uma viagem à cultura nordestina, apresentando uma temática sobre o legado que os nordestinos criaram e deixaram para o Brasil, por meio do tema “Eternidade, o Legado do Nordeste”.


 
A outra representante de Óbidos, no concurso intermunicipal, foi a quadrilha “Coração Junino”. A campeã da edição de 2022, defendeu o tema “Eu juro que vi”, fazendo alusão ao pescador e às histórias que dão cor e vida ao imaginário popular.


 
A última apresentação da noite, foi da Bailando na Roça, também de Oriximiná. A junina convidou o público a embarcar em uma viagem e voltar aos tempos de criança, mesclando o modernismo com a tradicionalidade, evidenciando as histórias, com referências à literatura infantil, por meio do tema: “Relembre a Alegria desta herança, conte uma história e volte a ser criança”.
 
Apuração
 
A apuração foi realizada logo após as apresentações. Foram avaliados os méritos dos recursos impetrados pelas coordenações, junto aos fiscais das quadrilhas juninas, e logo após as notas foram reveladas.
 
Melhor para a quadrilha obidense “Coração Junino”, que foi anunciada como a grande campeã, alcançado o bicampeonato.
 
A presidente da quadrilha Coração Junino, Mirian Souza, se emocionou com a conquista do bicampeonato e dedicou o título ao esforço e à dedicação dos brincantes.
 
“Essa galera aí, ela sonhou comigo! Eles nunca me abandonaram, esse é o resultado de muito trabalho, muito suor. Obrigada a prefeitura por dar essa estrutura, ao Luiz Carlos. Quero agradecer à minha família, aos meus amigos e os que nunca me abandonaram e sempre estiveram comigo”, disse Mirian.
 
O resultado final foi o seguinte:
 
1º lugar: Coração Junino (Óbidos) – 346,3 pts;
2º lugar: Baila Comigo (Oriximiná) – 344 pts;
3º lugar: Bailando Roça (Oriximiná) – 338 pts;
4º lugar: Lumi’Arte (Oriximiná) – 329,1 pts;
5º lugar: Brincando de São João (Óbidos) – 327,8 pts;
6º lugar: Realeza Junina (Monte Alegre) – 321,1 pts.
 
As premiações individuais também foram anunciadas: melhor casal de noivos, Baila Comigo – Oriximiná; melhor casal caipira, Coração Junino – Óbidos; melhor rainha, Bailando Roça – Oriximiná; e melhor marcador, Coração Junino – Óbidos.
 
O secretário de Cultura e Turismo, Luiz Carlos Queiroz, comemorou o sucesso do Arraiá dos Pauxis 2023, que evidenciou o potencial cultural de Óbidos.
 
“Eu fico orgulhoso de saber o potencial cultural que esta cidade tem, o quanto a gente ganha credibilidade junto às cidades vizinhas que compareceram, que já confirmam para o próximo ano estarem presentes. Então, essa é a prova de que o trabalho está sendo bem feito, é a prova de que existe uma credibilidade na gestão municipal. Todos os envolvidos estão de parabéns”, finalizou Luiz.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp