22/10/2015 às 13h26min - Atualizada em 22/10/2015 às 13h26min

Carreata marca abertura de programação do Outubro Rosa em Óbidos

Além de muitos balões o Laço Rosa, símbolo da Campanha, coloriu as ruas por onde a carreata percorreu

Martha Costa - PMO – ASCOM
Foto: Divulgação

ÓBIDOS - Com a participação expressiva da população Obidense a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou na noite do dia 21, quarta-feira, uma carreata de sensibilização contra o câncer de mama, doença que segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) terá 57.120 novos casos diagnosticas neste ano no Brasil. A Carreata teve início às 18 h, com saída da Praça do Sesquicentenário, local onde foi realizado um ato simbólico em respeito às vítimas da doença, que entre as mulheres ainda é a segunda que mais mata, ficando atrás do câncer de colo de útero.

De acordo com o secretário de Saúde de Óbidos, Bruno Ricardo Rocha, em 2014 a SEMSA encaminhou para tratamento em Santarém 35 pacientes diagnosticados com câncer, "Nós temos 35 casos de câncer confirmados em mulheres aqui em Óbidos, sendo que 75% dos casos é câncer de colo de útero e os demais a câncer de mama. O município de Óbidos disponibiliza apenas dA ultrassom mamaria e em caso de diagnostico ou mesmo suspeita a gente encaminha para Santarém para o atendimento especializado", enfatizou o secretário após informar que no dia 23 as ações serão realizadas nas Unidades de Saúde de Óbidos.

Embora raro, o câncer de mama também pode ser diagnosticado em homens, o que hoje representa um percentual superior a 1% segundo o INCA. "Infelizmente a população ainda acha que o câncer de mama só dá em mulheres, o que não é verdade, e este 1% de homens deve entrar nessa luta com a gente e o toque ainda é um meio eficaz de conhecer o seu corpo", finalizou o secretário. A Campanha Mundial do Câncer de mama incentiva a população a realizar constantemente o autoexame das mamas independente de idade ou sexo e em mulheres com idade superior a 40 anos a mamografia, exame que pode ser encontrado na rede pública de Saúde ou ser realizado na rede privada com valor em média de R$ 150,00.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp