22/06/2023 às 14h15min - Atualizada em 22/06/2023 às 14h15min

Estado celebra 362 anos de Santarém com anúncio da construção da UsiPaz na região

Estado celebra 362 anos de Santarém com anúncio da construção da UsiPaz na região

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Ag. Pará

SANTARÉM - No dia em que Santarém celebra seus 362 anos, o governador Helder Barbalho oficializou, na manhã desta quinta-feira (22), a ordem de serviço para a construção da Usina da Paz na região de Integração do Baixo Amazonas, no oeste do Pará. O evento marca o início das obras desse complexo multifuncional do governo do Estado, que tem gerado grande expectativa entre os moradores da cidade.

A assinatura da ordem de serviço contou com a presença da vice-governadora Hana Ghassan, o prefeito Nélio Aguiar, de autoridades estaduais, locais e representantes da comunidade. Durante o evento, foram entregues coletes balísticos para órgãos municipais de trânsito, benefícios do programa Sua Casa da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), CredCidadão, assim como cadastros ambientais rurais, acordos de pesca e títulos de terras.

“Que felicidade poder, no dia do aniversário de Santarém, iniciar as obras da Usina da Paz. Esse projeto fantástico, um equipamento público de cidadania que trará a transformação social para esta região da cidade, trazendo a experiência que tem dado certo onde já implantado e fazendo com que a cidadania seja o caminho para redução da criminalidade. É isto que a Usina da Paz se propõe”, informou o governador Helder Barbalho

A Usina da Paz seguirá o modelo das usinas anteriores, buscando implementar um novo conceito de segurança pública e cidadania. Serão oferecidas uma ampla variedade de ações e serviços essenciais nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Essa iniciativa visa atender não apenas a população de Santarém, mas também dos municípios vizinhos, promovendo o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida de todos.

Diversos serviços interdisciplinares serão disponibilizados, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros. Os moradores terão acesso facilitado a atendimento médico, odontológico e psicológico, além de consultoria jurídica, emissão de documentos, treinamento de lideranças, atividades esportivas, capacitações e cursos profissionalizantes. É importante destacar que todos esses serviços serão oferecidos de forma gratuita, visando ampliar o acesso da população aos cuidados essenciais.

A localização estratégica da Usina da Paz será em um terreno doado pela prefeitura de Santarém, situado na Avenida Pirelli, próximo à Rodovia Fernando Guilhon. A responsabilidade pelas obras ficará a cargo da empresa Alcoa, por meio de um termo de cooperação.

A notícia da construção da Usina da Paz tem gerado grande expectativa entre os moradores de Santarém. Eles enxergam esse empreendimento como uma oportunidade única de transformação para a cidade e região, trazendo benefícios significativos para a comunidade.

Edna Mara, moradora de Santarém desde que nasceu, expressou sua felicidade com o anúncio. "Estamos ansiosos para que a Usina da Paz seja construída o mais rápido possível. Essa iniciativa vai trazer melhorias em diversas áreas e ajudar a combater a violência em nossa cidade. É uma conquista para todos nós”, pontuou.

Outro morador, o autônomo Francisco Flávio de Souza, de 63 anos, destacou a importância dos serviços gratuitos oferecidos pela Usina da Paz. "Muitas vezes, não temos condições financeiras para acessar serviços básicos de saúde e educação ou é muito complicado tirar um documento. Com a Usina da Paz, já fiquei sabendo que terá atendimento médico, orientação jurídica e várias outras facilidades sem custo algum. É um avanço para a nossa comunidade", disse.

A expectativa é que a construção da Usina da Paz traga não apenas melhorias nos serviços oferecidos, mas também uma mudança positiva na qualidade de vida dos moradores de Santarém e região. Com a entrega desse complexo multifuncional, a cidade dá um passo importante rumo ao progresso e ao fortalecimento da cidadania.

Além dos benefícios diretos para os moradores, a chegada da Usina da Paz também promete impulsionar a economia local. A construção do complexo multifuncional irá gerar empregos na região, movimentar o comércio e estimular o turismo, uma vez que Santarém se tornará um polo de referência para a prestação de serviços públicos de qualidade.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp