21/06/2023 às 14h23min - Atualizada em 21/06/2023 às 14h23min

Seminário TRIBURBANUS: O que é Arte Urbana e qual a importância para a sociedade?

O seminário contará com a participação, online, do artista plástico e grafiteiro paulista Paulo Ito e da curadora e produtora cultural italiana, radicada em São Paulo, Giulia L. Lupo

Da Redação
culturaamazonica.com.br

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: culturaamazonica.com.br

MANAUS - Quais os impactos da Arte Urbana na inclusão social, na experiência de cidade e no desenvolvimento urbano? A Arte Urbana mantém a cidade mais viva e bela? Além disso, como promover melhor os artistas e a Arte Urbana e como estimular a equidade de gênero na área? Esses são alguns temas em discussão no seminário Triburbanus – Arte de Rua, que acontece no dia 25/06, no Centro Cultural Povos da Amazônia.

O evento é uma realização da Associação Amazônia de Produção, Organização e Incentivos Artísticos (Apoiar) em parceria com a Dabacuri Produções. O projeto foi contemplado no Edital Programa Manaus Faz Cultura, do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), ainda assim, conta com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult.

O seminário contará com a participação, online, do artista plástico e grafiteiro paulista Paulo Ito e da curadora e produtora cultural italiana, radicada em São Paulo, Giulia L. Lupo.

Durante o evento, será abordado, políticas públicas para a área e normas de uso do espaço púbico. Ademais, será discutido a questão do mercado de trabalho para esses artistas.

Na programação, Paulo Ito abordará a temática “Você trabalha ou só pinta?” e Giulia L. Lupo terá como foco: “Como se tornar um artista profissional no mercado da arte urbana?”.

Para o presidente do Concultura, Tenório Telles, o debate cultural é fundamental no processo de construção de caminhos novos para a cultura de nossa cidade.

“O edital Manaus Faz Cultura foi pensado com esse propósito: oportunizar momentos reflexivos e práticas artísticas que contribuam para formar novos talentos e consolidar o trabalho dos profissionais que ajudam a manter vivo o fazer artístico em Manaus”, pontuou Telles.

“Nunca se fez tão urgente discutir políticas públicas no país, principalmente para o setor cultural. É importante que todos estejam atentos e acompanhando nossas ações e, principalmente, participando com opiniões e sugestões. Estamos abertos ao diálogo e trabalhando não apenas para fomentar mas, também, formar. Nas próximas semana abriremos novos cursos de formação cultural”, observa Osvaldo Cardoso, diretor-presidente da Manauscult.

O evento, que acontece das 13h às 19h, com entrada gratuita, espera reunir artistas, acadêmicos, curadores, gestores e urbanistas para discutir a importância da arte de rua para a cidade. Certamente, os participantes receberão certificado. Além disso, haverá sorteio de brindes e uma bolsa de estudos integral para o curso livre, online, da produtora Giullia L. Lupo.
PROGRAMAÇÃO:

13h – CREDENCIAMENTO
 

13h30 – PAINEL: Afinal, o que é arte urbana e qual a sua importância para a para a sociedade?


• Quais os impactos na inclusão social, na experiência de cidade e no desenvolvimento urbano?

• A arte urbana mantém a cidade mais viva e bela?

Debatedores: Richardson Adriano de Souza – Doutorando em História Social (Ufam) e ativista político do movimento HipHop| Melissa Toledo – Arquiteta e Urbanista| Turenko Beça – Diretor de Economia Criativa – SEC-AM| Representante Implurb
 

15h – BATE-PAPO 1: “Como se tornar um artista profissional no mercado da arte urbana?”

Giulia L. Lupo – Curadora e produtora cultural, CEO da She Wolf (São Paulo)| Virna Lisi – Curadora e Cientista Social (Manaus)
 

16h30 – BATE-PAPO 2: “Você trabalha ou só pinta?”
Paulo Ito – Artista plástico e grafiteiro (São Paulo)

 

17h30 – PAPO RETO

Participação: Artistas
 

18h30 – ESPAÇO ABERTO / ENCERRAMENTO

Área livre para Skate| Pickup liberada para hip hop e danças urbanas| Sorteio de kits Triburbanus

 

SERVIÇO:

Ö que: Seminário “TRIBURBANUS – Arte de Rua

Quando: 25 de junho (domingo), das 13h às 19h

Quanto: Entrada gratuita

Onde: Centro Cultural Povos da Amazônia (Bola da Suframa)

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp