18/06/2023 às 09h39min - Atualizada em 18/06/2023 às 09h39min

Trade Turístico conhece a coleção que combina joias e chocolates da Amazônia

Espaço São José Liberto promove mostra cujas peças refletem a biodiversidade amazônica, a beleza e a criatividade dos artesãos

Da Redação
Agência Pará

Portal Obidense  Publicidade 790x90

FOTO: Ag. Pará

BELÉM - Na última quarta-feira (14), o Espaço São José Liberto (ESJL), referência cultural e patrimônio arquitetônico de Belém, recebeu a visita técnica do Trade Turístico de Belém. 

A iniciativa visa a implementar estratégias para a modelagem do roteiro "Chocolate da Amazônia: no caminho das ilhas", abrangendo Belém e a Ilha do Combu.

A ação foi executada pela empresa NVX Experience Design, em um projeto do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Pará), que tem a parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), da Secretaria Municipal de Turismo (Belemtur), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), representantes do trade paraense, a exemplo da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrejet), Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), guias de turismo, artesãos e outros.

Como proposta, o ESJL promoveu a mostra, “Joias e Chocolates”, alusivas à temática turística, produzidas por profissionais do Polo Joalheiro do Pará, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

A coordenadora de Projetos Estruturante da Sedeme, Poliana Gualberto, deu boas-vindas aos representantes do Trade Turístico, na Capela São José, onde conheceram um pouco do histórico da capela, construída em 1749, pelos frades capuchos de Nossa Senhora da Piedade, dando origem ao Convento de São José.

Gemas - A comitiva conheceu também o Museu de Gemas. No acervo há mais de 4 mil peças, distribuídas em cinco salas, com exposição de cerâmica arqueológica Marajoara e Tapajônica, muiraquitãs milenares, gemas, tronco fossilizado e outros. A visita se estendeu ao Jardim da Liberdade, ao Memorial da Cela “Cinzeiro”, à Casa do Artesão, ao Coliseu das Artes e às lojas de joias e gemas.

Participaram da  mostra  "Joias  e Chocolates" os designers do Programa Polo Joalheiro, Helena Mergulhão, Júlia Mendes e José Leuam. As peças, alusivas ao cacau e associadas a elementos naturais, refletem a rica biodiversidade amazônica, além da beleza e criatividade dos profissionais.

A designer de joias Helena Mergulhão apresentou a coleção chocolate com pimenta, pensada especialmente aos apaixonados pela culinária paraense com um toque apimentado.  As peças , anel, brinco e pingente com pimenta, foram produzidas em prata 925, com técnicas de esmaltação paraense translúcida.  Em seu interior há pequenos fragmentos de nibs de cacau, pedaços de pimenta e sementes desidratadas. As joias chamaram a atenção pela beleza e aroma agradável do chocolate.

Colar - Júlia Mendes apresentou a coleção “Colar Sabor Cacau”, em calcita lapidada no formato do fruto, com suas tonalidades terrosas, simboliza a riqueza e a vitalidade da terra amazônica que nutre o fruto do cacau.  O pingente apresentado traz detalhes em prata em prata 950 e colorido amarelo produzido com o pó do próprio fruto, dando um toque de elegância e sofisticação à peça.

A designer destacou que “a grandiosa jornada do cacau surgiu desde a sua esplêndida folha até o florescer dos frutos, ricos em sabores, saberes e cultura. A tradição dessa planta, que carrega  a riqueza da flora brasileira, foi reproduzida artisticamente em joia”, ressaltou Júlia Mendes.

José Leuam apresentou duas peças, a "Conceito:Chocolate com Pimenta” e a"Pingente na Cuia". A peça conceito  foi produzida, por meio de processo de metalização da folha in natura do cacau, revestida de cobre. Na sua superfície foi aplicada a técnica de pintura em metal com chocolate em pó. A folha traz também um pingente feito em prata com gema vegetal de pimenta. 

O  Pingente na Cuia, foi produzido em prata em formato de  uma cuia, que também recebeu  a aplicação de pintura em metal com chocolate em pó, detalhe que deixa  nas peças o irresistível aroma do chocolate "A peça foi selecionada na feira “Inspiramais” como processo/produto com inovação através do projeto Hub (espaço para networks), Conexão Criativa, que apoia e estimula inovações sustentáveis”, disse o design José Leuam.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp